Sindipetro se reuniu com a Paraná Xisto para esclarecimentos sobre a suspensão de contrato

O encontro também avançou na discussão do ACT.

O Sindipetro PR e SC se reuniu nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) com representantes da Paraná Xisto, na sede de Curitiba, para dar seguimento às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). No entanto, após o comunicado da Petrobrás anunciando a suspensão dos serviços do TSA (Transition Service Agreement) com a empresa, desde o dia 10 de julho, o Sindicato também solicitou esclarecimentos sobre o assunto.

Os representantes da Paraná Xisto informaram que a situação não irá refletir nos trabalhadores e que a suspensão de contrato está sendo negociada para que haja uma solução de comum acordo entre as partes.

O Sindicato questionou a empresa sobre as condições de trabalho e segurança operacional durante o período de suspensão. Ainda de acordo com a Paraná Xisto, os contratos individuais de trabalho serão mantidos e inalterados, assim como os pagamentos de salários e benefícios dos trabalhadores, e que todas as condições de saúde e segurança serão preservadas.

Participaram da reunião o presidente do Sindipetro, Alexandro Guilherme Jorge, os diretores Luciano Zanetti e João Felchak. Representando a Paraná Xisto, estavam presentes a gerente jurídica e de compliance, Denise Ramos; o gerente da Gente e Gestão, Jason Abrahão; e os consultores Daniel Violante e Cláudio Benedet.

Diante dos esclarecimentos, o Sindicato deu sequência às tratativas referentes ao acordo coletivo de trabalho. Os principais pontos debatidos foram o turno ininterrupto de revezamento, pagamento de horas extras e benefícios, além dos temas ligados à saúde e segurança.

Para Alexandro, a expectativa é de que no próximo encontro a empresa traga uma proposta mais amadurecida para ser analisada pela categoria em assembleia. “O sindicato tem uma posição com relação a alguns temas que vão demandar um retorno por parte da alta direção da Paraná Xisto. Mas, entendemos que será positivo, pois é do interesse da empresa que haja um acordo como um instrumento robusto de mediação do trabalho”, concluiu.

A Paraná Xisto solicitou alguns dias para retorno da negociação. Neste período, o Sindicato fará uma rodada de bate-papos com os trabalhadores para expor todos os assuntos que vêm sendo tratados, além de tirar dúvidas e apresentar algumas expectativas sobre a futura proposta da empresa. O calendário dos bate-papos será definido nos próximos dias.

O Sindipetro PR e SC segue vigilante na defesa dos direitos e interesses de seus representados e se manterá constantemente atuante na batalha por suas demandas.

Por Juce Lopes