SINPEP – Maracutaia declaratória: leitura não é treinamento!

Olha o golpe!!! Aí você acessa o Sistema Integrado de Padronização Eletrônica da Petrobras (SINPEP), lê o procedimento e clica para confirmar que está ciente. Aí que mora o perigo! Em algumas situações, a empresa trocou o termo “Declaração de Conhecimento” por “Declaração de Treinamento”.

Pode parecer pouca coisa, mas no campo jurídico uma simples palavra pode fazer toda a diferença, como é o caso. Conhecer é bem diferente de estar treinado. Não à toa, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina travou uma luta no passado para que a Petrobrás trocasse a palavra “treinamento” por “conhecimento” quando o procedimento fosse a mera leitura de um texto.

Agora, alguns anos depois daquele embate, sorrateiramente a empresa voltou a usar o termo “treinamento” em alguns casos. O Sindicato vai tratar do problema diretamente com a empresa. Enquanto não é resolvido, a orientação é para que os trabalhadores não cliquem no botão que confirma que você “está treinado no padrão”.