O Sindipetro PR e SC informa à categoria que os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) do Sistema Petrobrás (Petrobrás, Transpetro e TBG) conquistados durante a greve dos petroleiros e petroleiras de dezembro de 2025, já podem ser consultados no site do Sindicato. Os documentos são resultado de um processo intenso de mobilização e enfrentamento, construído com participação direta dos trabalhadores.
A greve teve início no dia 15 de dezembro e foi marcada por organização e pressão contínua sobre as empresas. Na base do Paraná e Santa Catarina, a última contraproposta foi aprovada em assembleia realizada no dia 23 de dezembro, por ampla maioria, consolidando os avanços obtidos ao longo da mobilização.
Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o desfecho reafirma a força da categoria petroleira. “Foi uma greve difícil, que exigiu disposição e unidade na nossa base. A aprovação do acordo demonstra que a luta trouxe resultados concretos e garantiu avanços importantes para os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás”, destacou.
Os ACTs asseguram direitos e estabelecem parâmetros claros para as relações de trabalho, além de oferecerem segurança jurídica. A disponibilização dos documentos reforça a transparência e o acesso à informação por parte do Sindicato
Direitos garantidos, mas a luta não para. Em 2026, não será diferente. O Sindipetro PR e SC seguirá na defesa da categoria petroleira, fortalecendo a organização coletiva e a luta por melhores condições de trabalho, salários e respeito, com expectativa de avanços em pautas centrais como a PLR 2026, o plano de cargos e a solução dos Planos de Equacionamento de Déficit da Petros (PEDs).
A mobilização e a organização sindical seguem como elementos centrais na garantia de direitos. Clique aqui e filie-se.
Para acessar os ACTs do Sistema Petrobrás, clique abaixo.