Segunda, 16 Maio 2022 23:26

O povo vai escolher entre um Brasil soberano ou colônia, afirma o “pai do pré-sal” Luciana Santos/Senge-PR

Guilherme Estrella participou de entrevista coletiva e falou, entre outros, sobre petróleo e eleições 2022

Autoridade máxima quando o assunto é setor petróleo no Brasil, o geólogo aposentado e ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás Guilherme Estrella, conhecido como o “pai do pré-sal”, concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (16), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), em Curitiba.

Funcionário de carreira da estatal, participou desde a primeira perfuração de petróleo em mares brasileiros, na Bacia de Campos, em 1968, até o descobrimento da mega reserva do pré-sal, no ano de 2007. Durante essa trajetória, observou a condução da Petrobrás por diversos governos.

Ao comentar sobre a gestão atual da estatal, Estrella foi taxativo. “O Brasil está sendo saqueado, inclusive o dinheiro do povo que foi investido na construção de refinarias e no setor petróleo”. Segundo ele, nas eleições presidenciais deste ano, a população brasileira terá de decidir entre um projeto de “Brasil soberano ou colônia”. “São duas visões de país auto-excludentes. O artigo 1º da Constituição Federal diz que o país constitui-se em um Estado Democrático de Direito e tem como primeiro ponto fundamental a soberania nacional. A partir do dia 2 de janeiro de 2023 vamos ter que rever tudo o que foi feito nos últimos anos. Refundar o Brasil é o nosso principal desafio”, afirmou.

Durante a entrevista, Estrella narrou a história do petróleo no Brasil e da Petrobrás, além de criticar a política de preços dos combustíveis, “que enriquece acionistas privados e castiga toda uma sociedade”.

Clique aqui para assistir a entrevista na íntegra.

Audiência Pública
Guilherme Estrella participará da audiência pública “Pré-Sal e Petrobrás no Paraná”, ao lado do ex-senador Roberto Requião (PT), que acontece nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).