TEFRAN recebeu palestra sobre assédio sexual e moral na Sipat

O evento ocorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, em São Francisco do Sul (SC).

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Terminal Transpetro de São Francisco do Sul (Tefran) realizou entre os dias 24 e 28 de outubro a Semana Interna de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

O Sindipetro PR e SC ficou responsável por levar um palestrante e convidou a advogada Ana Paula Nunes Chaves, que apresentou no dia 27/10 o tema Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho, no auditório do Tefran.

Ana Paula atua no combate à violência contra a mulher e tem um escritório especializado no atendimento às mulheres em diversas áreas do Direito, principalmente os casos que envolvem questões de família e violência. “Nós sofremos violações em todos os ambientes, seja no contrato, na questão administrativa, entre outros. Faço palestras com o objetivo de conscientizar, nas quais trabalho na prevenção, conversando com essas mulheres e meninas”, afirmou.

De acordo com Ana Paula, é fundamental dialogar sobre o assunto e esclarecer dúvidas em relação aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores para que os números de assédios sejam reduzidos. “É importante conversar, trazer formação, compreender. Eu acredito que a contratação de diversidade nas empresas também ajuda minimizar o problema. Ter paridade e diversidade, tanto racial quanto de gênero, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência. Tudo isso enriquece o ambiente e favorece para uma relação melhor”, afirmou.

Para o representante da CIPA e diretor sindical Jeancarlo de Souza Penha a legislação aponta diversas características do assédio que muitas vezes não são percebidas pelos trabalhadores, o que torna importante tratar o tema com a categoria e informar todos os canais de denúncias. “É fundamental as pessoas terem esse conhecimento e a partir daí dispor de condições de se defender e também denunciar, porque realmente acontece muito, em todas as empresas. Esclarecer como ocorre o assédio, o que diz a lei e as punições, especialmente a parte sobre a omissão da empresa nesse tipo de comportamento, seja de uma chefia ou de um assediador”, enfatizou.

O diretor destacou ainda que o trabalhador deve primeiro procurar os canais internos de denúncia para que as providências legais sejam tomadas. Caso isso não ocorra, outros órgãos externos devem ser procurados, como o Sindicato. Comprovado o descaso da empresa com a denúncia, ela também será penalizada.

A Sipat recebeu ainda seminários com os temas Salvamento Subaquático; DST / Aids; Comida de Verdade; Contingência e Sete Hábitos de Pessoas Altamente Seguras.

Por: Juce Lopes