Em nova sessão de assembleia realizada no início da tarde desta sexta-feira (26), em frente à Repar, os trabalhadores e trabalhadoras da Emthos Engenharia reavaliaram a 3ª contraproposta para Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa e decidiram pela aceitação dos termos mediante três condições: abono do dia de paralisação, retroatividade das cláusulas econômicas do ACT para a data-base (1º de setembro) e retorno ao plano de saúde da Unimed nos mesmos moldes de antes da migração para a Sulamerica.
O Sindipetro PR e SC contatou imediatamente a gestão da Emthos, que, por sua vez, concordou com as condições colocadas pelos trabalhadores. Agora, o Sindicato segue com os trâmites burocráticos junto à empresa para que as conquistas do novo acordo constem na folha de outubro.
Entre os avanços conquistados no ACT 2025/2026 Emthos/Sindipetro PR e SC estão o aumento salarial de 6,32%, o que representa ganho real (acima da inflação) de 1,2%; reajuste de 10% nos vale alimentação/refeição e combustível; além de 25% de acréscimo no valor da cesta natalina.
Na assembleia da manhã, os empregados da Emthos haviam rejeitado a contraproposta de ACT e se preparavam para deflagrar greve por tempo indeterminado. A empresa comunicou informalmente que encerraria as negociações e buscaria o recurso de dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. Diante da incerteza de deixar a decisão na esfera judicial e levando em conta os avanços da proposta, os trabalhadores reconsideraram a deliberação anterior.
De acordo com o secretário do setor privado do Sindipetro PR e SC, Thiago Olivetti, a reavaliação da decisão exigiu reflexão coletiva mediante um cenário inseguro no trâmite judiciário. “A contraproposta de ACT está longe do que gostaríamos, mas conta com importantes avanços. Foram dois meses de negociações e três propostas na mesa. A categoria refletiu, reavaliou a proposta e decidiu aprovar mediante o aceite por parte da empresa das condicionantes”, afirmou.
O Sindipetro PR e SC ressalta que a união e a mobilização da categoria foram fundamentais em todo o processo negocial do ACT. Todos saem fortalecidos dessa campanha e com mais bagagem em formação política e sindical. Juntos somos fortes!
Por Davi Macedo