Trabalhadores da Impaktus Engenharia fazem paralisação na Repar

Empresa não cumpre o acordado e Petrobrás segue se omitindo.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Impaktus Engenharia, que prestam serviços de rotina e apoio à parada de manutenção na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) como Técnicos de Segurança do Trabalho, em Araucária, fizeram uma paralisação na manhã desta quarta-feira (14). A mobilização foi motivada pelo atraso do vale alimentação e auxílio combustível, que deveriam ter sido pagos até o dia dez.

Na terça-feira (13), o Sindipetro PR e SC contatou a companhia que se comprometeu em quitar os débitos até às 12h de hoje. No entanto, os funcionários decidiram manter a paralisação por não confiarem na empresa, devido ao seu histórico de descumprimento de palavra.

Infelizmente, esta situação se confirmou novamente. Às 14h, horário que os funcionários fizeram a entrada, muitos dos afetados ainda não tinham recebido os valores devidos.

Essa não é a primeira vez que os trabalhadores da Impaktus fazem uma paralisação. A última ocorreu no dia 02 de agosto como forma de protesto pelo não avanço das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/2022), que segue paralisado devido à ineficiência de contratos assinados entre a Repar e a contratada.

A gestão da Petrobrás já foi convocada diversas vezes para participar das mediações do ACT junto ao Ministério Público do Trabalho, mas prefere se omitir diante do impasse. O que gera insegurança aos trabalhadores, à empresa contratada e à refinaria, uma vez que esses profissionais são essenciais para o funcionamento da unidade.

O Sindicato seguirá acompanhando a situação e caso os pagamentos não sejam efetuados, uma nova reunião com a categoria será convocada para definir os próximos passos.

Juce Lopes