Trabalhadores da manutenção se organizam e vão à luta

A manutenção é estratégica em qualquer unidade industrial, uma vez que garante o funcionamento adequado dos equipamentos. Entretanto, dentro da Petrobrás este setor passa por um desmonte desde o fatídico período neoliberal dos anos 90 e os problemas se acumulam ao longo do tempo.
Ciente destas dificuldades, o movimento sindical petroleiro tomou a iniciativa de organizar os trabalhadores do setor para aprofundar o debate acerca das atividades de manutenção da Petrobrás e subsidiárias, discutir soluções às intempéries, bem como definir estratégias de combate à terceirização. Tudo isso será feito durante o 1º Seminário Nacional de Trabalhadores de Manutenção do Sistema Petrobrás, convocado pela FUP para o próximo final de semana, entre os dias 15 e 17 de junho, em Campinas.
Para levar a pauta do Paraná e Santa Catarina, o Sindipetro realizou o 1º Seminário Interestadual de Manutenção no último sábado (02/06), em Curitiba. Representantes do setor de todas as unidades dos dois estados participaram e escreveram mais um capítulo da organização sindical petroleira.
Pauta local
Ausência de qualificação profissional específica para o setor, baixos salários, distorção da função do técnico de manutenção, falta de representatividade, terceirização e efetivo próprio insuficiente foram os principais problemas levantados no seminário regional.
Entre as reivindicações colocadas, o destaque foi para a criação de turno de revezamento para a manutenção como forma de aumentar o efetivo, conter as horas extras e combater o banco de horas irregular no setor, bem como o sobreaviso “velado”, no caso da Repar, onde muitos praticam, mas poucos recebem o adicional por esta atribuição.
Delegados
Três companheiros foram eleitos para representar o Paraná e Santa Catarina no Seminário Nacional de Manutenção. Eles levarão todas as resoluções locais para que se construa um plano de luta nacional para o setor.