Setor Privado

Trabalhadores da Paraná Xisto aprovam ACT 2025/2027 com ganho real e ampliação de benefícios

Após três sessões de assembleia realizadas nesta terça e quarta-feira (9 e 10/09), os trabalhadores e trabalhadoras da Paraná Xisto aprovaram, por ampla maioria, a segunda contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025/2027) conquistada pelo Sindipetro PR e SC nas negociações com a empresa.

Ao todo, 160 pessoas participaram das assembleias, o que representa cerca de 70% do efetivo total da unidade (231 trabalhadores). Do total de votantes, 87,5% foram favoráveis à proposta (140 votos), 10,63% contrários (17 votos) e 1,88% se abstiveram (3 votos).

Trabalhadores da Paraná Xisto avaliam a segunda contraproposta da empresa em assembleia

Negociação construída coletivamente

A proposta inicial do Sindicato foi elaborada em conjunto com os trabalhadores logo no início deste ano (saiba mais), em um processo transparente, democrático e participativo. A parada de manutenção da unidade, em meados de maio, forçou a suspensão das tratativas. Porém, foram retomadas logo em seguida.

A primeira contraproposta da Paraná Xisto  sobre a pauta dos trabalhadores foi rejeitada em assembleia. Contudo, as partes prontamente voltaram à mesa de negociação e chegaram à essa segunda contraproposta, agora aprovada pela categoria nas assembleias.

Segundo o secretário para o setor privado do Sindipetro PR e SC, Thiago Olivetti, as tratativas duraram mais tempo que o previsto, porém o resultado foi positivo. “Foi uma negociação longa, mas o empenho do Sindicato e a participação ativa dos trabalhadores foram fundamentais para alcançarmos essas conquistas coletivas”.

Já o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, destaca que o resultado das negociações são reflexo de um processo sério e participativo. “As tratativas sempre ocorreram dentro de um ambiente de seriedade e com empenho de ambas as partes. O RH e a gestão da Paraná Xisto ouviram a representação sindical e debateram as cláusulas centrais com responsabilidade, o que contribuiu para chegarmos ao acordo aprovado pela categoria”, avaliou.

Principais conquistas do ACT 2025/2027

  • Ganho real salarial de 2% (inflação + 2%);
  • Pagamento do cartão multibenefícios também durante as férias;
  • Licença-paternidade de 30 dias;
  • Adicional de liderança;
  • Previsão de pagamento de PLR para maio de 2026;
  • Abono de R$ 1.800,00 para todos;
  • Folga após o meio-dia nos dias 24 e 31 de dezembro;
  • Folga para brigadistas;
  • Compromisso da empresa em implantar um Plano de Cargos e Salários até 28 de fevereiro de 2026;
  • Entre outros.

Além disso, a empresa informou que o pagamento do abono será realizado já nesta sexta-feira (12).

Reconhecimento à participação coletiva

O ACT aprovado na Paraná Xisto é fruto da mobilização coletiva e da participação ativa da categoria desde a construção da pauta, no início do processo, até a assembleia de aprovação. As sugestões levadas pelos trabalhadores naquele momento agora se traduzem em conquistas incorporadas ao acordo.

O Sindipetro PR e SC parabeniza todos e todas que participaram desse processo e reforça que a união e a organização da categoria são fundamentais para transformar reivindicações em resultados concretos para o coletivo.