Vitória!

Trabalhadores da Paraná Xisto aprovam reajuste salarial

Petroleiros e petroleiras da Paraná Xisto aprovaram, nesta sexta-feira (27), a proposta negociada pelo Sindicato de reajuste salarial e demais cláusulas econômicas, que estavam previstas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT-2023/2025).

O aumento será de 5%, garantindo um ganho real no salário de todos os trabalhadores. Além disso, haverá também um reajuste de 5% no cartão multibenefícios. O índice de aprovação foi de 86% dos participantes.

Com relação à data-base, foi mantido o dia 1º de março, e os reajustes nos salários e benefícios econômicos serão retroativos a essa data. No total, foram cinco sessões de assembleia, entre os dias 24 e 27 de junho.

WhatsApp Image 2024-06-27 at 21.06.25 WhatsApp Image 2024-06-27 at 21.06.10 WhatsApp Image 2024-06-27 at 21.06.10 (1) WhatsApp Image 2024-06-27 at 21.06.25 (1)
>

Para o diretor sindical, João Felchak, esse é mais um avanço na luta pelos direitos dos trabalhadores. “A proposta apresentada pela empresa foi aprovada pela categoria, e o reajuste salarial foi conquistado, junto com algumas demandas pendentes, resultando em benefícios significativos para os trabalhadores. É gratificante ter trabalhado e alcançado mais essa vitória”, afirmou.

As assembleias também abordaram as pautas dos trabalhadores em turno, que aprovaram por unanimidade o termo aditivo para jornada de 12 horas em turno ininterrupto de revezamento (TIR). Além disso, o termo de abono indenizatório das diferenças pagas a menor dos adicionais e feriados de turno foi aprovado por 96% dos participantes. Outra conquista das negociações foi a nova redação da cláusula do feriado de turno, que agora inclui feriados municipais e outros nacionais.

O Sindipetro PR e SC parabeniza a categoria por essas conquistas construídas coletivamente e ressalta a importância da participação de todos no movimento sindical para a garantia e defesa dos direitos.

Confira a fala do presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, à categoria:

Por Juce Lopes