Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (21), os trabalhadores da Tecnokip que atuam no Terminal Transpetro de Paranaguá (Tepar) decidiram, por unanimidade, suspender a greve, que poderia ser retomada a qualquer momento. A decisão mantém o estado de mobilização até que a empresa efetue o pagamento das verbas indenizatórias, com previsão de quitação até o quinto dia útil de abril.
O movimento foi motivado pelo atraso nos pagamentos dos salários e benefícios de fevereiro. Após pressão do Sindicato e dos trabalhadores, a empresa efetuou o pagamento dos salários no último sábado (15); porém, ficaram pendentes a multa, juros e mora salarial, conforme estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além do reajuste dos vencimentos pelo índice do salário mínimo regional, entre outros.
Em tratativas entre o Sindicato e a empresa ao longo desta semana, a Tecnokip sinalizou com os seguintes compromissos:
* Pagamento de juros e mora conforme cláusula 34 do ACT, totalizando 4,5% sobre a remuneração do trabalhador;
* Quitação da multa de 10% conforme previsto na CLT;
* Efetuação desses pagamentos até o quinto dia útil de abril;
* Aplicação do reajuste do salário mínimo regional na data-base do ACT, em 1º de maio;
* Não desconto das horas referentes aos atrasos nas assembleias e pagamento de horas extras aos trabalhadores que permaneceram em atividade nesses períodos;
* Compromisso de não haver qualquer forma de retaliação ou perseguição aos trabalhadores por conta da mobilização.
O resultado da assembleia desta sexta-feira demonstrou que as proposições da Tecnokip vão ao encontro do que os trabalhadores almejam. A expectativa coletiva é que esse episódio do atraso salarial seja superado e não volte a acontecer, a fim de que as relações trabalhistas sejam normalizadas.
O Sindipetro Paraná e Santa Catarina destaca a importância da unidade e da mobilização dos trabalhadores para assegurar o cumprimento dos direitos e manterá a categoria informada sobre os próximos passos até a completa resolução das pendências.