Aprovado!

Trabalhadores do NESIX aprovam jornada experimental de 12 horas

Os trabalhadores e trabalhadoras em regime de turno ininterrupto de revezamento do Núcleo Experimental da Superintendência de Industrialização do Xisto (NESIX), em São Mateus do Sul (PR), aprovaram a implantação da jornada de 12 horas na unidade.

A decisão foi tomada após uma rodada de assembleias, encerrada nesta sexta-feira (29), que contou com cinco sessões. O novo horário terá duração experimental de seis meses. Ao final do período, a categoria voltará a avaliar a jornada.

Segundo o diretor sindical João Felchak, a iniciativa partiu diretamente da base. “Realizamos uma pesquisa para confirmar o interesse da maioria e, a partir disso, encaminhamos um ofício à gestão. A empresa respondeu que não haveria impedimento, desde que houvesse aprovação em assembleia”, explicou.

Com a votação, 60% dos trabalhadores optaram pela mudança temporária da tabela de turnos para o modelo de 12 horas, enquanto 39% se posicionaram contra e 1% se absteve. O Sindicato agora formalizará a decisão junto à gestão, por meio de ofício, para que seja providenciado o termo aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho, necessário para a implantação.

Além dessa alteração, também foi levantada a reivindicação da inclusão do Vale Alimentação/ Vale Refeição no regime de turno. A empresa informou, em resposta ao ofício do Sindicato, que a demanda ainda está em análise e será comunicada assim que houver um posicionamento.

O Sindipetro PR e SC reafirma seu compromisso em ouvir a categoria, encaminhar suas demandas e buscar soluções que melhorem as condições de trabalho, sempre com base na participação coletiva e no diálogo permanente com os petroleiros e petroleiras.

 

Por Juce Lopes