São Mateus do Sul

Trabalhadores do NESIX definem por pesquisa sobre jornada de 12h e VA/VR

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina promoveu duas sessões de Bate-Papo Sindical com os trabalhadores e trabalhadoras em regime de turno do Núcleo Experimental da Superintendência de Industrialização do Xisto (NESIX), na última terça-feira (22). As reuniões aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, na Sede Regional de São Mateus do Sul.

Estavam em pauta informes sobre as eleições da Petros, a jornada de turno de 12 horas e o Vale Alimentação/Refeição (VA/VR).

A partir das discussões coletivas, foi encaminhado pela realização de pesquisa com os trabalhadores da NESIX para definir sobre a adoção da jornada de turno de 12 horas e a substituição da alimentação fornecida pela empresa por um sistema de VA/VR.

A consulta será feita por meio de um formulário online e, conforme explica o diretor sindical João Felchak, norteará as ações a serem tomadas pelo Sindipetro PR e SC. “Foi bem proveitoso para unificar e trazer os trabalhadores para debater conjuntamente. Tiramos esses dois encaminhamentos para poder dar sequência aos trabalhos e tentar atender o anseio da maioria, seja ele qual for”, avaliou.

Caso haja indicativo de mudanças, os resultados dos dois pontos analisados pelos trabalhadores serão apresentados à Petrobrás para serem tratados em mesa de negociação com o Sindicato.

A pesquisa digital está sendo elaborada e tão logo esteja pronta será encaminhada, de forma individual, aos trabalhadores envolvidos.