Trabalhadores do Tefran retomam boicote às refeições

Principal reivindicação é o fornecimento de Vale-Refeição, tendo em vista o acúmulo de problemas no refeitório

Os petroleiros do Terminal Aquaviário da Transpetro em São Francisco do Sul (Tefran) retomaram nesta quarta-feira (05) a campanha do boicote às refeições. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda (03), quando também foi aprovada a realização de atrasos diários com o objetivo de fazer a avaliação constante do movimento, bem como decidir coletivamente sobre os rumos da campanha.

A categoria reivindica o fornecimento de Vale-Refeição (VR) e o encerramento das atividades do refeitório da unidade, tendo em vista os problemas permanentes apresentados com relação à higiene, qualidade da alimentação e de ordem trabalhista dos terceirizados que atuam no local (ambiente inseguro, sobrecarga de trabalho, recorrência de acidentes, entre outros). Outro fator que justifica o pleito é o alto custo da manutenção do refeitório.

A expectativa dos trabalhadores do Tefran é que os gestores da Transpetro assumam os compromissos estabelecidos na reunião de negociação da pautal local de reivindicações, realizada no dia 09 de março, no Terminal de Paranaguá (Tepar). Com relação a essa pauta específica do Tefran, ficou acordado que a empresa faria uma consulta ao departamento jurídico sobre a viabilidade do fornecimento do VR, aplicaria uma pesquisa oficial sobre a preferência dos trabalhadores (VR ou refeitório) e também apresentaria ao Sindicato um estudo comparativo entre os custos da manutenção do refeitório e concessão de VR. Todos esses três pontos já estão com o prazo estabelecido expirado.

O protesto desta quarta contou com a participação de toda a força de trabalho, ou seja, empregados do Adm e Operação.