Na última sexta-feira (07), a sede do Sindipetro Paraná e Santa Catarina foi palco de emoções genuínas e de um sentimento coletivo de gratidão e reconhecimento. Entre abraços, lembranças e o cheiro bom de churrasco, familiares e amigos se reuniram para homenagear o jornalista Davi Macedo, que encerrou um ciclo de 20 anos de dedicação à comunicação do Sindicato para assumir a vaga de jornalista concursado na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.
Formado em 2003, Davi iniciou sua trajetória profissional no mesmo ano na CUT Paraná, onde permaneceu até 2011. Ingressou no Sindipetro em 2005 e, ao longo de duas décadas, participou de campanhas relevantes e registrou momentos históricos da categoria, como a greve de 2015, as mobilizações contra o desmonte da Petrobrás, o movimento Lula Livre, a greve sanitária durante a pandemia e o fechamento e reabertura da Fafen-PR.
No evento de despedida, Davi foi homenageado com uma placa comemorativa, entregue pelo presidente do Sindicato, Alexandro Guilherme Jorge, pelo trabalho dedicado à entidade. Em seu discurso, Alexandro ressaltou que o jornalista deu voz à categoria e fortaleceu as lutas coletivas. “Davi se tornou um profissional de comunicação no sentido mais amplo possível. Produziu inúmeros materiais, participou de congressos, campanhas e momentos marcantes da nossa história. É muita trajetória concentrada em tudo o que construímos juntos no Sindicato”, destacou o presidente.

A administradora do Sindipetro, Mariley Portella, que acompanhou sua passagem ao longo dos anos, compartilhou seu carinho pelo companheiro na matéria. “Sempre disposto a ajudar, Davi nunca foi do tipo que esperava as coisas acontecerem. Se algo estava em andamento, ele se antecipava e fazia o possível para resolver. Era alguém em quem todos podiam confiar, sempre presente e parceiro no dia a dia. Vai deixar saudades pelo profissional dedicado e pela pessoa generosa que sempre foi”.
Alessandra Murteira, jornalista da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e parceira em inúmeras pautas e campanhas nacionais, também destacou à reportagem o compromisso que sempre marcou o seu trabalho. “Davi, além de referência para a comunicação sindical petroleira, sempre foi um companheiro solidário e comprometido com o nosso coletivo de trabalho. Tive o privilégio de compartilhar com ele coberturas históricas de congressos e plenárias, contribuições diversas nos nossos encontros de comunicação e muitas gargalhadas, pois Davi é aquela pessoa que perde o amigo, mas não perde a piada. Quando a comunicação digital ainda estava engatinhando, ele já havia saído na frente, com vídeo-reportagens sobre greves e mobilizações, produção gráfica, cards e memes. Furou bolhas várias vezes, levando a mensagem dos petroleiros adiante, com a gigante comunidade que ele criou no Facebook contra o aumento dos combustíveis. São muitas as contribuições que Davi deixa para a nossa comunicação e que, espero, sirvam de legado para as atuais e próximas gerações de jornalistas sindicais. Desejo toda a sorte do mundo para ele em sua nova jornada profissional e que possamos continuar trocando ideias e experiências”.
Visivelmente emocionado, Davi fez um discurso afetuoso em sua festa de despedida, relembrando sua trajetória, as pautas enfrentadas e, acima de tudo, as amizades forjadas neste ambiente de luta e solidariedade. Falou sobre os novos ciclos e caminhos que se abrem, com a serenidade de quem sabe que cada etapa deixa marcas e aprendizados. “Aprendi muito com cada um de vocês. Tomar essa decisão não foi fácil, são muitas mudanças e transformações. Sair da zona de conforto é difícil, pois sou amigo de todos aqui, o que torna essa escolha ainda mais desafiadora. Mas a vida também é feita de ciclos e de novos desafios. Eu só tenho a agradecer a todos”.

Davi sai pela porta da frente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, levando consigo o respeito, o carinho e a admiração dos colegas. Sua conquista é motivo de orgulho para todos que acompanharam sua trajetória marcada por competência e compromisso com o jornalismo e a comunicação sindical.
Entre risadas e lembranças compartilhadas, ficou a certeza de que a história de Davi Macedo se entrelaça à do Sindicato, e que suas palavras, imagens e registros continuarão ecoando nas lutas que virão.
Espero honrar tudo o que “desaprendi” contigo, camarada. Boa sorte em sua nova jornada.
Confira as fotos do evento
Por Juce Lopes

















