União Solidária: ações se multiplicam e petroleiros são convocados a pôr a mão na massa

Confira a agenda do voluntariado da semana. Faça parte dessa corrente positiva contra a fome durante a pandemia.

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

Laços de solidariedade de classe cada vez mais estreitos para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. É assim que a relação entre petroleiros e trabalhadores rurais se desenvolve ao longo dos anos, mas que ganhou um impulso extra neste período ímpar de pandemia.

As ações que antes estavam voltadas à agenda progressista de defesa da soberania nacional e da reforma agrária, se transformaram em atividades de ajuda humanitária, tão necessária em tempos de calamidade pública global, mas sem perder no horizonte a luta pela igualdade e justiça social.

O que começou com uma campanha chamada de “Desafio da Solidariedade”, que consiste em arrecadar recursos para doações de cargas de gás e alimentos saudáveis à população em situação de vulnerabilidade, evoluiu para a ajuda na produção das marmitas e agora o desafio é pegar na enxada nas colheitas coletivas.

Pequenos produtores da região de Curitiba doam parte da produção que, cabe ressaltar, poderia ser comercializada e pedem apenas a contrapartida da colheita em seus lotes.

Portanto, fica o convite à categoria petroleira. Faça a diferença, participe das ações da União Solidária:  Petroleiros e Trabalhadores Rurais no Combate à Fome na Pandemia.

Cabe lembrar que as atividades não estão restritas aos petroleiros e trabalhadores rurais ligados ao MST. Também participam pessoas do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), religiosos e leigos da congregação Comboniana, entre outros coletivos e movimentos, associações de moradores e entidades sociais.

Confira a Agenda do Voluntariado da Semana:

Terça-Feira (22/09): Colheita Coletiva e Solidária na Lapa

Atividade: colheita de 2 mil kg de repolho.

Ponto de Encontro: Rua Desembargador Motta, 2791 – Bigorrilho.

Horário da saída de Curitiba: 07h00 – Organização de veículos e caronas.

O que levar? Faca grande ou facão, água, lanche reforçado para compartilhar, sapato fechado, chapéu ou boné e itens de higiene (máscara, luva e álcool gel).

Quarta-Feira (23/09): Produção das Marmitas da Terra

Tarefas: manipulação e cozimento de alimentos, montagem de marmitas.

Horário: 08h00

Onde? Rua Desembargador Motta, 2791 – Bigorrilho.

O que levar? Muita disposição para ajudar, avental e itens de higiene (máscara, luva e álcool gel).

Sábado (26/09): Colheita e Plantio Solidário

Colheita Coletiva e Solidária em São José dos Pinhais

Atividade: colheita de batata salsa

Ponto de Encontro: Patronato Santo Antônio (R. Benjamim Claudino Barbosa, 13600 – Zacarias, São José dos Pinhais – continuação da Rui Barbosa). Localização: https://maps.app.goo.gl/An4h9MHLbDrCBdim6

Horário: 08h30

O que levar? Enxada (se tiver), água, lanche reforçado para compartilhar, sapato fechado, chapéu ou boné e itens de higiene (máscara, luva e álcool gel).

Contato: (41) 98854-0956 (Mariley).

Plantio Coletivo e Solidário no Assentamento Contestado (Lapa)

Atividade: plantio de legumes e verduras.

Ponto de Encontro: Rua Desembargador Motta, 2791 – Bigorrilho.

Horário da saída de Curitiba: 07h00

O que levar? Água, lanche reforçado para compartilhar, sapato fechado, chapéu ou boné e itens de higiene (máscara, luva e álcool gel).