UPE visitou o Sindipetro para discutir a educação e a campanha contra a privatização

Conversa com militantes do movimento estudantil universitário paranaense abordou temas como a educação, os royaltys, a importância das estatais para a garantia da soberania nacional e uma campanha contra privatização.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil, essa foi a linha do diálogo realizado entre os diretores da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e do Sindipetro PR e SC. Os estudantes visitaram o sindicato nessa semana para articularem ações contra as privatizações. O desmonte das empresas estatais brasileiras coloca em risco a soberania nacional em setores fundamentais para o país.

Além disso, desde o governo Temer as gestões das estatais têm priorizado o lucro e não sua função social. O objetivo é defender as empresas para garantir a soberania nacional atendendo aos interesses dos brasileiros e brasileiras. Para isso, a avaliação é de que é importante garantir a Petrobrás estatal e pública, como uma empresa que estimule o desenvolvimento e o acesso à educação no país.  A distribuição dos royalties do petróleo e sua destinação para a educação também foram pauta no encontro.

Estudantes e as petroleiras e petroleiros planejam uma campanha contra as privatizações para o ano de 2022. Desde outubro, Bolsonaro ameaça enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para privatização total da Petrobrás. O atual governo já avisou que também pretende entregar a Eletrobrás, os Correios e o Banco do Brasil.

#EuDefendoAPetrobrás

#PrivatizarFazMalAoBrasil