Vazamento de nafta na Repar deixa trabalhadores em estado de alerta

André Motta de Souza / Agência Petrobras

Sindicato cobra da SMS uma comissão investigativa para a ocorrência.

Chegou ao conhecimento da diretoria do Sindepetro PR e SC que na quarta-feira (09) houve um vazamento de nafta, no setor de Transferência e Estocagem (TE), na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). O cheiro forte do produto logo se espalhou pela unidade, o que preocupou os trabalhadores, uma vez que o composto químico é uma substância volátil, que gera risco de explosão, e possui o agente carcinogênico benzeno em sua composição.

De acordo com o RH da empresa, um operador observou de longe o extravasamento da nafta pelos ladrões do teto do tanque 43102 e logo acionou a SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), que isolaram o local para avaliação e monitoramento. Uma defasagem do nível máximo operacional do tanque com o nível máximo do teto flutuante foi constatada, possivelmente uma das causas do acidente.

Em reunião da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que ocorreu no mesmo dia, os diretores sindicais e membros do GTB (Grupo de Representação do Trabalhadores do Benzeno) Marcio Ricardo Marinho e Carlos Alberto Costa De Souza pediram mais esclarecimentos por parte da refinaria. Deliberou-se que ambos GTBistas conversariam com o gerente da SMS, onde questionaram se haverá monitoramento da saúde dos trabalhadores que sentiram o cheiro do produto e solicitaram a apuração do ocorrido.

Em resposta, a SMS informou que o produto ficou contido dentro do minidique e não houve exposição de nenhum funcionário, visto que a medição feita no entorno do tanque não detectou hidrocarbonetos voláteis (VOC). Será aberta uma comissão de investigação para a ocorrência com participação do Sindipetro PR e SC e da CIPA, que resultará em um relatório de monitoramento ambiental do entorno do tanque.

O Sindicato seguirá acompanhando o caso e aguarda o resultado da medição dos agentes químicos, juntamente com a elucidação do ocorrido por parte da comissão de investigação. É importante que todos os petroleiros e petroleiras denunciem para a CIPA ou diretores sindicais qualquer irregularidade que possa colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Texto: Juce Lopes