Vazamento na HRC: inspeção concluiu que as ações técnicas e de segurança são razoáveis

Como resposta a uma reivindicação do Sindipetro Paraná e Santa Catarina na última reunião para tratar da pauta da Repar com os gestores locais, um grupo formado por dirigentes sindicais, representantes do Grupo de Trabalho do Benzeno (GTB/CIPA) e dos setores SMS/Segurança Industrial, SMS/Higiene Ocupacional, Inspeção de Equipamentos (IE), Manutenção Industrial (MI), além do gerente setorial, fez uma visita técnica na Unidade 2315 (HRC – Hidrotratamento e Reforma Catalítica), após a ocorrência de vazamentos de nafta com presença de benzeno em permutadores, inclusive com incidência de flashes.

A inspeção aconteceu na última quarta-feira (30) e analisou as medidas técnicas e de segurança adotadas pela empresa. A área onde estão os permutadores que apresentam problemas está isolada e segue com aplicação constante de vapores para minimizar os efeitos dos vazamentos. Os gestores informaram que a medição de VOCs (Vapores Orgânicos Voláteis) é feita duas vezes por turno e com o acompanhamento de operador da área.

Durante a visita também foi realizada a medição de benzeno e o resultado foi a não presença do agente químico no local.

Os procedimentos padrões de registro da ocorrência do vazamento no RESP (Registro de Segurança de Processo) e no RTA (Relatório de Tratamento de Anomalia) foram executados e a gestão incluiu a participação do GTB/CIPA na elaboração do RTA, conforme reivindicação do Sindicato.

A empresa confirmou que fez o DDS Técnico (Diálogo Diário de Segurança) para os trabalhadores do setor que estão no grupo 3 e fará o mesmo com os demais grupos de turno.

A parada da HRC para manutenção dos permutadores está programada para a última semana de janeiro. A conclusão da visita técnica aponta que por enquanto não há risco grave iminente e as tratativas para combater o vazamento são razoáveis. O Sindicato continua atento ao problema e pede aos trabalhadores da área que informem a incidência de qualquer anomalia na HRC.