Luta e Resistência

Vitória: Primeiro dia de trabalho dos recontratados da Fafen-PR

Nesta sexta-feira (05), os trabalhadores demitidos da Ansa comemoram o retorno ao primeiro dia de trabalho desde a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), localizada em Araucária (PR).

Os petroquímicos receberam seus crachás na primeira hora laboral e participam, ao longo do dia, de uma programação especial de reintegração no Campus Petrobras Zilda Arns.

Para o trabalhador recontratado da Fafen-PR e diretor do Sindiquímica-PR, Paulo Antunes, o dia está sendo de celebração e intensas emoções. “Esse retorno é muito simbólico. Nos últimos quatro anos passamos por períodos inimagináveis. Trabalhadores tiveram que mudar de cidade pela falta de emprego, infelizmente perdemos colegas na pandemia, mas o sentimento hoje para nós é o de viver um momento histórico sem precedentes. Houve uma grande expectativa pela retomada da Fafen-PR e hoje ela se consolidou. O clima é de muita alegria, muita foto do pessoal com crachá, muita felicidade”, comemorou.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) formalizou o acordo coletivo de trabalho de recontratação dos trabalhadores da Ansa pela Petrobras no dia 12 de junho, o que garantiu o retorno dos funcionários aos postos de trabalho. Nesta sexta-feira (05), cerca de 220 se apresentaram. O acordo não contemplou 62 trabalhadores diretos que atuavam na área administrativa e logística da fábrica.

De acordo com o trabalhador recontratado da Fafen-PR e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Ademir Jacinto “Mãozinha”, os sindicatos seguirão lutando para que todos sejam recontratados. “Tivemos algumas perdas, infelizmente o pessoal do administrativo não pôde voltar devido à proposta da empresa que não abrangeu esses trabalhadores. Mas, sim, foi uma grande vitória e temos que comemorar porque esse é um acontecimento histórico dentro do trabalho. Foram muitas as articulações que fizemos no Ministério Público, no TST, na FUP. Foi um processo longo, mas que ao final deu certo”, destacou.