O Sindipetro PR e SC convida a categoria petroleira a fortalecer a democracia a partir da plataforma “Brasil Participativo”, o ambiente digital oficial do Governo Federal para apresentação de ideias, votação de propostas e participação em consultas públicas, conferências e planos participativos.
É simples! Quem tem conta do Gov.br pode acessar, acompanhar os processos abertos e interagir diretamente com as políticas públicas que impactam a vida de todos.
Na plataforma, existem processos participativos organizados por temas (como conferências nacionais, consultas públicas e planos participativos), com dados públicos e canais de atendimento. A proposta é ampliar a escuta social e integrar a participação cidadã à formulação, ao monitoramento e à revisão de políticas. Essa metodologia foi usada, por exemplo, na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com milhões de contribuições coletadas online e em plenárias por todo o país.
O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, participou nesta quarta-feira (13), em Brasília-DF, do Fórum Interconselhos, que reúne periodicamente representantes dos diversos conselhos nacionais e entidades representativas da sociedade civil para colaborarem na elaboração e no monitoramento da execução dos PPA.
Durante o evento forma apresentados alguns números do Brasil Participativo. Esse ambiente digital do Governo Federal já conta com cerca de 1 milhão e 620 mil participantes, que somam mais de 9 milhões de acessos em 47 processos participativos diversos.
Trata-se de um caminho para pautar segurança e saúde no trabalho, moradia popular, obras públicas com qualidade, mobilidade urbana e tudo o que afeta o nosso dia a dia. Participe! Acesse o Brasil Participativo, cadastre-se pelo Gov.br e faça valer a sua voz: você pode contribuir para um Brasil melhor.