Você sabe o que Danilo Silva fez na Petros?

Danilo Silva tem uma história na defesa dos empregos dos trabalhadores e da Petrobrás. Foi diretor do Sindipetro Unificado de São Paulo e também trabalhou no fundo de pensão Petros, que vai garantir a aposentadoria de todos os trabalhadores da Petrobrás. Lá, Danilo trabalhou como conselheiro suplente, assessor técnico e Diretor Administrativo. Você sabe quais foram as ações de Danilo na Petros? Confira:

“Trabalhei na Fundação Petros e neste período tive a oportunidade de conhecer todos os seus processos e dialogar com todos os atores que participam da gestão de um fundo de pensão. Em março de 2015, após a substituição de toda a Diretoria Executiva, considerando o trabalho até então realizado e a especialização acadêmica, fui convidado a assumir a Diretoria Administrativa e Financeira, responsável pelas áreas de TI, Pessoas, Contabilidade e Execução Financeira.

O Brasil já vivia um forte abalo pela crise econômica e o efeito foi sentido diretamente nos ativos da Petros, seja pela desvalorização das ações ou ainda pelas decisões que as Diretorias anteriores da Petros realizaram de marcar os títulos públicos à mercado; ou seja, todos os impactos na economia eram diretamente refletidos nos ativos, mesmo os de renda fixa.

Identificamos uma série de passivos que são muito anteriores aos anos 2000 e que não constavam no balanço, por exemplo a família real, ou ainda os níveis de 2004, 2005 e 2006 que ainda não tinham sido reconhecidos no balanço da Fundação. O problema da Petros é muito mais grave e complexo do que alguns tentam passar. O PPSP possui problemas estruturais que precisam ser atacados e os mais antigos lembram se muito bem dos sopões, alteração de tetos, pré-existentes e tantos outros problemas que povoaram a existência do PPSP.

No período em que passei pela Petros criei o portal da transparência, onde todos os participantes podem ver o que, como e quanto a Petros paga a seus fornecedores; implementamos mecanismos de defesa em três linhas; encaminhamos ao CD as cobranças relativas às dívidas da Patrocinadora e investimos fortemente em governança, dobrando o efetivo de auditores; no PP-2 entramos fortemente no mercado, adquirindo títulos públicos com rentabilidade de IPCA + 7,5%, entre outras medidas para sanar o PPSP e proteger o PP2. Sempre me coloquei a disposição em realizar o diálogo com os sindicatos, em reuniões de direção, palestras, seminários e também diretamente com os trabalhadores, participando inclusive de debate na entrada das unidades.