Reconstrução

“Vocês não têm dimensão do orgulho que eu tenho de vestir a camisa da Petrobrás”, disse Lula ao anunciar investimentos da estatal no Paraná

Em uma cerimônia emocionante realizada nesta quinta-feira (15), na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um significativo pacote de investimentos da Petrobrás no Paraná, reafirmando o compromisso da estatal com o desenvolvimento do estado e a retomada do crescimento econômico. “Vocês não têm dimensão do orgulho que eu tenho de estar vestindo essa camisa da Petrobrás. E cá estamos nós, para recuperar uma coisa muito importante desse país, porque a gente não está recuperando uma fábrica de fertilizantes, a gente não está apenas fazendo um investimento na Repar, nós estamos cuidando é de recuperar a autoestima desse país”, declarou Lula, demonstrando o profundo respeito e carinho pela empresa que é um dos pilares da economia nacional.

Lula destacou a importância dos novos investimentos da Petrobrás nas unidades do Paraná, que totalizam mais de R$ 4 bilhões para a ampliação da Repar e reativação da da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR). “A Petrobrás está de volta, assim como os empregos e o orgulho de ser brasileiro”, afirmou o presidente, ressaltando a volta da estatal ao protagonismo no setor energético e na cadeia produtiva de fertilizantes, essencial para a soberania alimentar do Brasil.

Ainda durante seu discurso, Lula lembrou dos desafios enfrentados pelos trabalhadores da Petrobrás nos últimos anos, especialmente durante o período de desinvestimentos e desmonte da empresa. “Foram quatro anos de sofrimento para os trabalhadores e trabalhadoras, mas agora estamos de volta, investindo no Brasil e no nosso povo”, disse, emocionado. Ele também destacou a importância da unidade e da luta dos trabalhadores: “Nós resistimos, e agora estamos aqui para construir um futuro melhor, juntos”.

Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), expressou sua gratidão ao presidente Lula pelo retorno dos investimentos. “Se não fosse pelo seu retorno à Presidência, nós não estaríamos aqui hoje”, afirmou

Bacelar comentou sobre o impacto positivo dos novos investimentos no Paraná, tanto na refinaria quanto na fábrica de fertilizantes. “A Petrobrás voltou a investir no Brasil, e a investir aqui no Paraná”, comemorou.

Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, também fez um discurso emotivo, lembrando as injustiças sofridas por Lula durante os anos difíceis. “Presidente, você está no Paraná, o estado onde você foi mais injustiçado na sua vida, mas hoje estamos aqui para pedir perdão em nome de todos os trabalhadores que sabem o que é certo e o que é errado”, disse.

O evento também foi marcado pela presença de diversos ministros de estado, da presidenta da Petrobrás, Magda Chambriard, muitos parlamentares e lideranças políticas e dos movimentos sociais. “Nós elegemos o Lula pela terceira vez para Presidente da República para ver a Petrobrás voltar a ser nossa, para ver os trabalhadores voltarem a ser felizes”, declarou Bacelar, ecoando o sentimento de muitos presentes.

Impacto Econômico e Social
Os novos investimentos da Petrobrás no Paraná são mais do que um impulso econômico; representam a reafirmação do compromisso da estatal com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A modernização da REPAR e a revitalização da FAFEN não vão criar cerca de 30 mil novos postos de trabalho, mas também reforçam a capacidade do país em setores estratégicos como o de fertilizantes e de energia.

Confira as fotos do evento.