Comissão Local de SMS/REPAR debateu o Programa de Saúde Mental, atendimento de múltiplas vítimas e simulações de emergência

No dia 27 de janeiro foram retomadas as reuniões periódicas (a cada 2 meses) da Comissão Local de SMS/Repar. O Sindicato oficiou a gestão da refinaria sobre a pauta com uma série de pontos sobre assuntos pendentes. Os mais urgentes foram tratados naquele dia, mas devido à extensa pauta alguns ficaram para a próxima reunião, a ser realizada dia 09 de março.

O primeiro tema tratado foi o Programa de Saúde Mental da Repar, exposto pela médica do trabalho Nelly Kon. Foi apresentado o fluxograma de atendimento em saúde mental na refinaria. O Sindicato, porém, cobrou as estatísticas dos casos registrados e também dos que estão em andamento. O gerente de SMS disse que o balanço anual do programa será concluído no mês de março e que na próxima reunião da Comissão de SMS os dados serão apresentados.

Outro ponto da reunião foi a solicitação, por parte do Sindicato, dos protocolos de atendimento na Saúde Ocupacional para vítimas banhadas por hidrocarbonetos ou qualquer outro produto químico existente na refinaria, bem como a apresentação da SMS dos possíveis acidentes com múltiplas vítimas já mapeados e qual a estrutura de atendimento necessária e a disponibilizada pela refinaria.

A refinaria atendeu as requisições do Sindicato e ainda confirmou que o resgatista da EOR deve continuar compondo a equipe. A empresa apresentou uma simulação realizada em Araucária que envolveu um acidente de trânsito com um ônibus. O Sindicato questionou sobre simulacros dentro da refinaria com relação a múltiplas vítimas. A gestão admitiu dificuldades para este tipo de simulação, mas que existe um planejamento junto ao Corpo de Bombeiros para realizar exercícios fictícios de atendimento às múltiplas vítimas dentro da refinaria.

O último assunto tratado foi a composição da Comissão de SMS. A empresa apresentou o DIP (Documento Interno do Sistema Petrobrás) com a relação dos nomes.

Membros indicados pela empresa

Titulares:

– Kelly Bedin França, gerente de RH;

– Giovani Claudemir Vizzotto, gerente de SMS;

– Marcelo Joecil da Rosa, gerente setorial de segurança industrial.

Suplentes:

– Janaína Santana Mabília, técnica de segurança pleno;

– Carlos Eduardo Lopes Santos, técnico de administração e controle pleno;

– Marcelo Raia, gerente setorial de saúde ocupacional;

– Gilberto Helio Medeiros, engenheiro de segurança pleno.

Membros da Comissão de SMS pela CIPA:

– Marcio Grassi, presidente da CIPA 2016/2017 (titular)

– Elisângela Costa, vice-presidente da CIPA 2016/2017 (titular)

Membros indicados pelo Sindipetro PR e SC:

Titulares:

– Luciano Zanetti, técnico de operação pleno;

– Alexandro Guilherme Jorge, técnico de inspeção de equipamentos pleno;

– Thiago Schmidt Olivetti, técnico de operação pleno;

Suplentes:

– Anacélie Assis de Azevedo, técnica química de petróleo;

– Márcio Ricardo Marinho, técnico de manutenção sênior;

– Rodrigo Carneiro Pellegrini, técnico de operação pleno.

Reunião extraordinária de pauta local sobre jornadas na parada da U-2200

No mesmo dia aconteceu uma reunião excepcional para esclarecer uma denúncia que chegou ao Sindicato sobre remanejamentos de grupos de turno durante a parada da U-2200, que apontava extensões de jornadas diárias de até 12 horas e descumprimento de interstício.

A gestão assumiu o erro e afirmou que os grupos irão trabalhar de acordo com a tabela normal, bem como que em caso de necessidade solicitaria reforço para os empregados que estiverem de folga.

A gerente de RH ressaltou que as dobras só podem ocorrer em situações excepcionais e não rotineiramente.

O Sindicato questionou sobre o motivo dessa parada não planejada da Unidade e a empresa respondeu que é devido a vazamentos de vapores de alta pressão nas válvulas parcializadoras do compressor C-2201.