27 de maio de 2020. Data que marca uma mudança de paradigmas na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). Este é o primeiro aniversário da unidade sem companheiros se dando um forte abraço ou aperto de mão. Por outro lado, diante da crise sanitária da Covid-19, pode ser o momento certo para se pensar no real papel de uma unidade da Petrobrás na sociedade.
Nesses 43 anos a Repar se tornou um dos principais motores econômicos do Paraná, garantindo abastecimento à sociedade e renda aos trabalhadores. Gera aproximadamente 3,4 mil empregos (somados diretos e indiretos) e entrega produtos essenciais; como é o caso do GLP (gás de cozinha), diesel e gasolina.
Que fique claro, foram os trabalhadores quem construíram e tocam essa unidade. E nesses mais de quarenta anos, muita gente participou da construção disso tudo. Seja o trabalhador que não está mais conosco, quem já se aposentou ou o pessoal que está plenamente na ativa.
E quem diria que novamente a refinaria estaria na mira das privatizações de um Governo Federal brasileiro? Pois é, entra governo, sai governo, muda agenda, entra outra no lugar; e a possibilidade do desmonte da Petrobrás volta a assombrar. Quem viveu outros tempos sabe a importância de “ser Repar” e defendê-la.
Por tudo isso o Sindipetro PR e SC homenageia todas e todos os petroleiros que ajudaram e ajudam na construção desse legado. Esses sim são os principais ativos da Petrobrás.
O recado que fica é que nós trabalhadores continuamos aqui:
Aqui na resistência por uma refinaria cada vez mais forte.
Aqui defendendo a Petrobrás estatal.
Aqui enfrentando a Covid-19 e a negligência da atual gestão.
Aqui para fazer com que nunca se esqueça quem constrói essa história.