Assembleias aprovam pauta de reivindicações e as mobilizações em apoio à greve nos campos maduros

A terça-feira (26) foi marcada por uma intensa agenda de assembleias em todas as bases da Petrobrás e da Transpetro no Paraná e Santa Catarina. Foram 11 sessões que debateram e deliberaram sobre a pauta de reivindicações da VI Plenária Nacional da FUP (PlenaFUP), as pendências do ACT 2015-2017 e as formas de mobilização em apoio à greve dos petroleiros dos campos maduros de produção terrestre que a Petrobrás pretende vender, a ser realizada na primeira semana de agosto.

A pauta de reivindicações da PlenaFUP contempla o reajuste salarial e dos benefícios econômicos de acordo com o ICV/Dieese (Índice de Custo de Vida) mais 5% de ganho real, manutenção dos direitos do ACT e recomposição do efetivo próprio de trabalhadores. Além disso, as estratégias de luta debatidas na Plenária apontam para o enfrentamento aos entreguistas que agem contra o Pré-sal e o Sistema Petrobrás, defesa da democracia, da soberania nacional, das conquistas sociais, dos direitos dos trabalhadores e da democratização da comunicação. Todas as bases do PR e SC aprovaram a pauta da FUP para a Campanha Reivindicatória 2016.

Os pontos do ACT 2015-2017 que a Petrobrás não cumpre foram abordados nas assembleias, numa espécie de ato de pressão sobre a direção da empresa, pois no mesmo dia acontecia a reunião da Comissão de Acompanhamento de Acordo Coletivo, no Rio de Janeiro. A lista é grande: Benefício Farmácia, Adicional por Tempo de Serviço (ATS) da Fafen-PR, recálculo do Benefício Proporcional Opcional (BPO), convênio com o INSS, prazo de comprovação para o Benefício Educacional, mudança de cálculo dos feriados, avanço de nível e promoção, negociação dos dias parados nas mobilizações, entre outros.

A boa notícia é que os representantes da Petrobrás na Comissão de Acompanhamento do ACT informaram que o Benefício Farmácia voltará a operar durante o mês de agosto e haverá pagamento do passivo acumulado, mas não detalharam a forma. A notícia ruim é que não houve avanços nas demais pendências do Acordo. Segundo a empresa, não foi possível tratar dos demais pontos porque não há definição sobre quem será o gerente executivo de Recursos Humanos. Estão buscando um nome no mercado, provavelmente mais uma indicação política do presidente entreguista da Petrobrás, Pedro Parente.

Em relação ao apoio à greve dos petroleiros dos campos maduros de produção terrestre (Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo), cada base definiu suas formas de mobilização. Acompanhe:

Repar

Haverá atrasos sem tempo determinado entre os dias 01 e 05 de agosto em todos os turnos e horário administrativo. Além de atos em apoio à greve, serão realizados debates setorizados sobre o efetivo.

SIX

Aprovada a realização da Operação PT Única entre os dias 01 e 05 de agosto.

Tepar

Foi aprovada a realização de atrasos de duas horas de atraso em todos os grupos e horário administrativo, conforme a seguinte agenda:

Dia 01/08: Grupo 1 – atraso das 08h00 às 10h00

Dia 01/08: Grupo 4 – atraso das 16h00 às 18h00

Dia 02/08: Grupo 3 – atraso das 00h00 às 02h00

Dia 03/08: Grupo 2 – atraso das 08h00 às 10h00

Dia 05/08: Grupo 5 – atraso das 08h00 às 10h00

Tefran e Joinville

Aprovado atraso de duas horas no início do expediente do dia 02 de agosto.

Tejaí

Aprovado atraso de três horas, a partir das 06h00, com compromisso dos trabalhadores do Horário Administrativo chegaram mais cedo em apoio à mobilização, no dia a ser indicado pela FUP.

Teguaçu

Foi aprovada realização de nova assembleia na véspera da data da mobilização indicado pela FUP.

Temirim

Em função da SIPAT, a assembleia para definir a forma de mobilização será realizada no dia 02 de agosto, às 10h30.