O auditório da sede de Curitiba recebe entre os dias 5 e 7 de julho o 11º Congresso Regional dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina. O tema desta edição será “Avançar na Reconstrução do Sistema Petrobrás”.
Ao longo dos três dias de evento, mais de 60 participantes, entre delegados, delegadas, observadores e palestrantes convidados, debaterão as estratégias da categoria para as campanhas reivindicatórias do setor de óleo e gás e também para fortalecer a luta pela reconstrução do Sistema Petrobrás e para o resgate da soberania nacional.
As propostas que forem aprovadas no Congresso Regional serão levadas para apreciação da 11ª Plenária Nacional da FUP (PlenaFUP), que será realizada de 1 a 4 de agosto, no Assentamento Contestado, no município paranaense da Lapa, com o tema “Em Defesa da Petrobrás Integrada”.
A abertura do Congresso acontece às 19h de sexta-feira (5), com a presença de lideranças políticas e dos movimentos sociais e sindical convidadas. Em seguida, um coquetel proporcionará a confraternização entre os presentes.
O sábado (6) será um dia de intensas atividades, a começar pelas três mesas de debate. A primeira tratará da conjuntura política, com explanações de especialistas sobre o panorama das discussões no Congresso Nacional, o cenário acerca das eleições municipais de 2024 no Paraná e Santa Catarina, e, por fim, as relações do Governo Federal com a sociedade.
A segunda mesa abordará as negociações salariais do setor privado, a crise climática e a transição energética, além do fortalecimento do Sistema Petrobrás na região.
A última mesa, já na tarde do sábado, se propõe a ampliar o debate sobre política sindical e relações com as empresas do Sistema Petrobrás e também acerca dos desafios para as próximas negociações, tais como Acordo de Parada Nacional, GT Plano de Cargos, GT Renda Variável, entre outros.
O segundo dia de Congresso termina com os cinco Grupos de Trabalho, nos quais os participantes se dividirão para discutir os seguintes temas: 1) Acordo Nacional de Paradas de Manutenção/Obras (Reativação da Fafen); 2) GT Plano de Cargos; 3) SMS/Efetivo – Sistema Petrobrás; 4) GT Petros 1/AMS; e 5) Fortalecimento da Indústria de Gás/Energia na Região (Fafen – reativação).
O evento será concluído no domingo (7), com a Plenária Final, na qual serão apresentadas as proposições dos Grupos de Trabalho e as moções, e a eleição da delegação para a 11ª PlenaFUP. Logo após, haverá a solenidade de encerramento.