Confirmada Audiência Pública em Araucária para discutir impactos da privatização da Petrobrás em 26 de novembro

Com o objetivo de alertar à sociedade sobre os impactos do fim das atividades da Petrobrás no sul do Brasil, representantes do Fórum em Defesa da Petrobrás estiveram na Prefeitura Municipal de Araucária (14)

 

O polo industrial de Araucária é o maior do Paraná e um dos mais estratégicos do Brasil. Ele está em risco com a saída da Petrobrás da região. Com essa importância, está agendada para 26 de novembro, às 18h, Audiência Pública no Auditório da Câmara Municipal de Araucária.

 

A REPAR e da Araucária Nitrogenados representam 76% da arrecadação do maior polo industrial do estado. Após sinalização do Governo Federal de que vai abrir mão da Petrobrás no sul do país, o futuro de toda uma cadeia de produção, empregos e desenvolvimento tecnológico, é incerto.

Para os representes do Fórum em Defesa da Petrobrás, caso a REPAR vire um centro de abastecimento e distribuição de petróleo e derivados importados, todos irão perder:. “É um alerta para os municípios e os estados. São empregos e economias regionais que terão impactos irreversíveis”, explica Mário Dal Zot, presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina.

 

Hoje Araucária é um dos motores de desenvolvimento do sul do Brasil, seu polo industrial movimenta cerca de R$ 29 bilhões. Somente a Petrobrás, em 2017, recolheu R$ 2,4 bilhões, que representa mais de 8% do ICMS para o estado.

 

Participaram do encontro, representando o Fórum de Defesa da Petrobrás, Mário Dal Zot, Luciano Zanetti, Roni Barbosa, Marcio Ricardo Marinho e Angelino Carneiro da Silva Jr, pelo Sindipetro RP e SC; e Sandro Silva (Dieese). Pelo lado do executivo municipal, Genildo Carvalho (secretário de governo) e Simon Gustavo Caldas de Quadros (procurador geral do município).

 

Serviço

 

Audiência Pública em Araucária

Data: 26 de novembro de 2019

Hora: 18h

Local: Auditório da Câmara de Vereadores de Araucária (R. Irmã Elizabeth Werka, 55 – Fazenda Velha).