Delegados do 9º Congresso Regional aprovaram apoio à eleição de Lula para presidente do Brasil

Participantes chancelaram moção apresentada na plenária final do evento.

 

 

Durante a plenária final do 9º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina, na tarde do último sábado (09), os delegados e delegadas aprovaram a moção de apoio a Lula Presidente do Brasil.

 

O texto indica que os ataques que a Petrobrás sofreu nos últimos anos, com privatizações de refinarias e plataformas, entrega de reservas de petróleo e até mesmo com o fechamento de unidades, como a Fafen-PR, apontam para a “urgente e necessária retomada da soberania nacional nos setores de petróleo, gás e fertilizantes”.

 

A moção ainda critica a política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobrás, que castiga a população e beneficia poucos acionistas privados. Por fim, manifesta que “o Brasil de Lula para salvar a Petrobrás das garras do capital financeiro internacional e recoloca-la a serviço dos interesses do povo brasileiro”.

 

O documento será levado para apreciação da X Plenária Nacional da FUP, que acontece nos dias 05 e 06 de maio.

 

 

Confira a íntegra da moção:

 

 

Moção de apoio a Lula Presidente do Brasil

 

As delegadas e os delegados do 9º Congresso Regional Unificados dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina, reunidos no dia 9 de abril de 2022, declaram apoio à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República do Brasil em 2022.

 

Os ataques à Petrobrás nos últimos anos por meio da privatização de refinarias e plataformas, entrega de reservas de petróleo e até mesmo pelo fechamento de importantes unidades, como a Fafen-PR, feitos pelo governo de extrema direita, apontam para a urgente e necessária retomada da soberania nacional nos setores de petróleo, gás e fertilizantes.

 

A população brasileira, que é a principal acionista da Petróleo Brasileiro S.A., sofre com os combustíveis caríssimos, cujos preços estão atrelados à política chamada de PPI (Preços de Paridade de Importação), quando poderia ser beneficiada por combustíveis a preços justos, o que também contribuiria para evitar a disparada da inflação no país, uma vez que os preços dos combustíveis afetam os valores dos demais produtos, principalmente dos alimentos.

 

Tristemente, parte do povo voltou à miséria e passa fome. O Brasil precisa de Lula para salvar a Petrobrás das garras do capital financeiro internacional e recoloca-la a serviço dos interesses do povo brasileiro, não dos seus poucos acionistas privados.

 

Curitiba, 9 de abril de 2022.