Dia de Luta: Aniversário da Petrobrás será marcado por protestos

Dia 03 de outubro acontece o ato público “Em Defesa da Petrobrás”. Neste dia também se comemora os 66 anos da maior estatal brasileira. Todos estão convidados a somar nessa manifestação tão importante

Em coletivos e em defesa do bem público. O ato “Em Defesa da Petrobrás” será histórico não só pela data, que é aniversário da Companhia, mas pela união de diversos segmentos da sociedade organizada para lutar pela permanência das estatais no Brasil. Por isso, neste dia 03/10, venha tomar as ruas e construir grandes atos em defesa das empresas estatais e da educação pública.

O protesto será às 17h00, na Praça Santos Andrade (UFPR), em Curitiba. Manifestações semelhantes devem acontecer em várias cidades. Só no Paraná e em Santa Catarina, por exemplo, a Petrobrás representa geração de emprego, arrecadação de ISS e ICMS e movimentação das economias regionais. Vários municípios desses estados dependem dessas receitas.

Segue programação para o dia 03/10 em Curitiba e Região:

• 07h – Ato na Repar e marcha até a Fafen (Araucária)

• 17h – Ato na Praça Santos Andrade junto com os Movimento Sociais (Curitiba)

• 18h – Passeata

Brasil

O neoliberalismo ameaça as riquezas do povo brasileiro. O atual governo quer entregar tudo de mão beijada ao capital estrangeiro: estatais, Amazônia, produção científica e tecnológica. Já estão anunciadas as privatizações dos Correios, Casa da Moeda, Eletrobrás, Serpro e Dataprev.

Já a maior empresa do país, a Petrobrás, também está ameaçada, assim como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Agora, as questões que ficam são as seguintes:

:: Caso essas empresas deixem de ser públicas, para onde vai o lucro do pré-sal, que deveria ser investido em saúde e educação?

:: Quem vai financiar a juros baixos a moradia popular para os mais pobres?

:: E o financiamento para a agricultura familiar, que é responsável pela comida na mesa do povo brasileiro?

:: O que vai sobrar das universidades públicas, caso tenham que buscar capital privado para financiar a pesquisa científica do país?