A cerimônia de abertura do 12º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina ocorreu na tarde desta sexta-feira (30), na Sede do Sindiquímica-PR, em Curitiba, foi marcada pela representação de diversas organizações dos movimentos sociais e sindical.
A organização do evento distribuiu os convidados em duas mesas, compostas pelas seguintes lideranças: o presidente do Sindipetro PR e SC e diretor da FUP, Alexandro Guilherme Jorge; o coordenador do Sindiquímica-PR, Rodrigo Pexe Maia; o diretor da FUP e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra; a diretora da FUP e do Sindipetro Unificado, Cibele Vieira; a representante da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Ângela Sarneski; o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST-PR), Édson Bagnara; os vereadores Gilmar Lisboa (Araucária – PT) e Bruno Bux (Lapa – PT); o representante da União LGBTQIA+ do Paraná (UNA-PR), Clau Lopes; o representante do mandato da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT-PR), Welitton Gerolane; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Marcio Keller.
O congresso contou ainda com a presença do representante da Frente de Organização dos Trabalhadores (FORT), Pedro Carrano, e do coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Robson Formica.
Em suas falas, os participantes reforçaram a importância do mote “Avançar nas lutas, Universalizar as Conquistas”, que destaca a continuidade pela retomada de direitos e sua expansão para todos do Sistema Petrobrás, incluindo os trabalhadores do Setor Privado.
O coordenador do Sindiquímica-PR, Rodrigo Pexe, lembrou toda a trajetória da categoria pela reabertura da Fafen-PR e falou sobre o compromisso de seguir lutando por melhorias. “Há muito a ser feito, o nosso efetivo ainda é muito baixo.Precisamos colocar aquela fábrica para operar e estamos comprometidos com isso, tenho certeza que vai dar certo. E todos aqui fazem parte disso”, afirmou.
O presidente do Sindipetro PR e SC destacou o compromisso do encontro em de construir, de forma coletiva, os encaminhamentos da categoria para a plenária nacional. “Essa grande cerimônia traz ainda mais responsabilidade para cada delegado e delegada. Vamos debater temas importantes não só para os petroleiros e petroquímicos, mas para a sociedade. Os grupos de trabalho também irão abordar eleições, a situação de outras estatais, além das nossas pautas. Assim, vamos ter a possibilidade de no domingo ter os melhores encaminhamentos possíveis que o Paraná e Santa Catarina poderão levar para a 12ª Plenafup”, afirmou.
Ao final da cerimônia de abertura, Alexandro declarou oficialmente aberto do 12° Congresso Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do PR e SC. Em seguida, os participantes seguiram para o restaurante Madalosso, onde foi realizado um jantar de confraternização em homenagem à ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O congresso segue até domingo (01) e contará com a participação dos delegados, observadores e palestrantes convidados que debaterão as estratégias da categoria para as campanhas reivindicatórias do setor de óleo e gás, além de ações para fortalecer a indústria na região. As propostas aprovadas no Congresso Regional serão encaminhadas para apreciação na 12ª Plenária Nacional da FUP (PlenaFUP), prevista para ocorrer a partir de 31 de julho, em Recife (PE).