Eleição para os CAs do Sistema Petrobrás começa neste sábado (10)

► Vote em Deyvid Bacelar para o CA da Petrobrás e Cláudio Nunes para o Conselho da Transpetro

De 10 a 18 de janeiro, será realizado o primeiro turno das eleições que definirão a representação dos trabalhadores nos Conselhos de Administração do Sistema Petrobrás. A FUP e seus sindicatos apoiam Deyvid Bacelar para o CA da Petrobrás e Cláudio Nunes para o CA da Transpetro. Ambos são jovens lideranças sindicais, comprometidas com a pauta da categoria, principalmente no que diz respeito às condições de trabalho e ao papel da Petrobrás enquanto empresa pública.

Deyvid é coordenador do Sindipetro-BA e técnico de segurança na RLAM. Cláudio Nunes é diretor do Sindipetro-NF e técnico do Terminal de Cabiúnas. Os dois foram admitidos em 2006. Acesse o perfil dos candidatos no facebook e conheça suas propostas: facebook/deyvidbacelarnoca e facebook/claudionunesnoca. Notícias e materiais da campanha também podem ser acessados no portal www.deyvidbacelar.com.br

Retomar a luta pelo PL 6051/13 e ampliar a representação dos trabalhadores

A grave crise de gestão que atravessa a Petrobrás em função das denúncias de corrupção investigadas pela operação Lava Jato aumenta ainda mais a importância da representação dos trabalhadores no Conselho de Administração da estatal. Essa vaga, tão importante na luta pela democratização das gestões públicas e estatais, é uma conquista recente dos trabalhadores e, em especial, da FUP, que desde a sua fundação, cobrava participação nos CAs da Petrobrás e de suas subsidiárias.

O pleito foi apresentado pessoalmente pelos petroleiros ao ex-presidente Lula, logo após a sua eleição, em 2002. Mas, somente no dia 29 de dezembro de 2010, após dois anos de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei nº 12.353, que assegura o direito de trabalhadores elegerem um representante para o Conselho de Administração de empresas públicas, sociedade de economia mista, subsidiária e suas controladoras em que a União detenha maioria do capital social.

Na segunda eleição para o CA da Petrobrás, em 2013, o atual coordenador da FUP, José Maria Rangel, foi eleito pelos trabalhadores, iniciando uma nova luta para ampliar e fortalecer esse importante instrumento de representação da categoria.  Em conjunto com a então deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), Zé Maria formulou o Projeto de Lei 6051/2013, que visa suprimir da Lei 12.353/2010 o parágrafo 3º do artigo 2º, que limita a atuação dos conselheiros eleitos, que são impedidos de discutir e votar questões relativas aos trabalhadores, como remuneração, relações sindicais e previdenciárias. O projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados Federais e seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Os candidatos apoiados pela FUP –  Deyvid Bacelar (Petrobrás) e Cláudio Nunes (Transpetro) – darão sequência a esta luta, retomando articulações no Congresso Nacional para que o PL 6051/2013 seja aprovado, para ampliar e valorizar ainda mais a representação dos trabalhadores no CA.

Fonte: FUP