A proposta visa eliminar os atuais e futuros déficits dos Planos Petros do Sistema Petrobrás – PPSP-R (repactuados) e PPSP-NR (não repactuados).
A FUP e demais entidades sindicais, com o apoio de todas as entidades associativas, representantes dos assistidos e participantes da Petros, apresentaram em 06/12, no GT PETROS, proposta para substituir o atual Plano de Equacionamento do Déficit do PPSP (PED), com seus últimos ajustes.
A proposta visa eliminar os atuais e futuros déficits dos Planos Petros do Sistema Petrobrás – PPSP-R (repactuados) e PPSP-NR (não repactuados).
Caso aprovada e implementada, irá reduzir significativamente os valores absurdos impostos pelo atual PED do PPSP, que estão sendo descontados dos participantes e assistidos, além de garantir soluções para os problemas estruturais dos planos, possibilitando a sua sustentabilidade futura e para a não ocorrência de novos déficits.
A FUP espera que as alternativas apresentadas sejam analisadas ainda este ano pela diretoria da Petrobrás e pelos órgãos de fiscalização e controle, antes da mudança de governo.
A proposta, inicialmente aprovada em agosto pela categoria, na VII Plenária Nacional da FUP, foi ajustada, após um amplo debate com as demais entidades sindicais e associativas, e representa o esforço máximo da Federação para garantir a unidade de todos os participantes e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR, no sentido de construir uma alternativa viável de equacionamento dos déficits, que penalize, o mínimo possível, os participantes e assistidos e garanta a perenidade desses planos.
[FUP]