Hoje – 2 de dezembro – lançamento da Frente em Defesa da Soberania na Alep

Lançamento da Frente Popular e Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional (02) no Paraná reúne centrais sindicais, organizações populares e setores independentes. O ato no Plenário da Assembleia Legislativa começa às 19h

Sindipetro PR e SC presente. Mais uma vez a categoria tem motivo para lotar o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Como parte da agenda nacional para questionar a política entreguista do Governo Federal, acontece, nesta segunda-feira (02), o lançamento da Frente em Defesa da Soberania, às 19h.

Para o Sindicato, diante da tentativa de destruição do Sistema Petrobrás e o fim das operações de refino no sul do país, é fundamental que os petroleiros somem na luta por soberania e por uma política de desenvolvimento nacional.  Principalmente com o avanço na intenção de privatizar a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.

O presidente do Sindipetro PR e SC, Mário Dal Zot, explica que “atualmente é o povo que sofre os impactos com os preços dos combustíveis elevado, assim como o gás de cozinha e a carne. Precisamos questionar e dar um basta nessa agenda do Governo Federal”.

Algumas ameaças de privatização:

– Petrobrás: além da venda da BR Distribuidora, dos leilões da cessão onerosa do Pré-sal, o Sindipetro PR e SC denuncia os impactos do fim da operação das refinarias na região sul do Brasil;

– Fertilizantes: com risco de privatização da produção nacional do insumo, a Fafen Fertilizantes, localizada em Araucária, está em alerta;

– O governo do Paraná planeja privatizar sua empresa de banda larga Copel Telecom e de gás, Compagas, até março de 2020;

– Correios: há tentativa de aprovar no Congresso Nacional a privatização da empresa.

Participam da organização do ato as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, Intersindical, CSP-Conlutas e CTB), as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos sociais e populares, sindicatos dos trabalhadores da Petrobrás, Correios e Fafen Fertilizantes; além do Fórum de Defesa da Petrobrás e do Fórum em Defesa da Copel Telecom.

No evento na Alep, confirmaram presença a presidente da Frente Nacional em Defesa da Soberania Nacional, a senadora Zenaide Maia (PROS), o deputado federal Patrus Ananias (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT); o ex-governador do Paraná, Roberto Requião (MDB), entre outros políticos convidados.

Lançamento da Frente em Defesa da Soberania

Data: 02 de dezembro de 2019

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)

Hora: 19h