Live preparatória ao 10º Congresso Regional destacou a importância da Petrobrás para o país

Abertura do evento será transmitida ao vivo nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30. Confira a programação completa.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realizou a live “O Futuro da Petrobrás e os Impactos no Brasil”, veiculada nesta terça-feira (13) nas redes sociais do Sindicato. O encontro virtual entre diferentes representantes da categoria debateu as perspectivas em torno da atual gestão da estatal e os novos desafios da categoria.

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, juntamente com o diretor do Sindiquímica-PR, Paulo Antunes, foram os mediadores da conversa que contou com a participação do ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros, João Antônio de Moraes; do diretor do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep), Mahatma Ramos dos Santos; e da representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Rosangela Buzanelli.

Na abertura da live, Moraes ressaltou a importância de discutir a energia e a relevância econômica da companhia para o país. “O destino da nossa nação ao longo dessas décadas tem sido selado ao destino da nossa empresa. Toda vez que governos de plantão optaram por tentar esvaziar a nossa empresa ou privatizá-la, a economia nacional decaiu. Ao longo dessas décadas, nenhuma empresa investiu mais no Brasil do que a nossa Petrobras, nenhuma empresa impulsionou mais a economia nacional do que a Petrobrás”, afirmou.

O petroleiro também destacou o papel da estatal para uma transição energética responsável, na qual o desenvolvimento e o meio ambiente sejam respeitados. “Sem uma empresa nacional sob o controle da sociedade, não haverá transição que respeite o meio ambiente”, ressaltou Moraes.

Rosangela lembrou que o momento é de reconstrução, não apenas da Petrobrás, mas de todo o país que sofreu com os desinvestimentos do último governo. A representante dos trabalhadores no CA também destacou a importância de fortalecer a soberania nacional com a compra de ações da empresa. “Nós precisamos urgentemente recomprar as ações da Petrobrás, a União tem que tirar essas ações da bolsa de Nova York. Nós não temos que dar satisfação ao governo americano e muito menos sacrificar o povo brasileiro, como vender patrimônio público, cortar custo e sacrificar os trabalhadores e passar por tudo o que vem como consequência disso, como a precarização dos contratos com os terceirizados”, enfatizou.

O técnico do Ineep, Mahatma Santos, lembrou o processo de desmonte da estatal e os desinvestimentos do governo Bolsonaro em prol dos acionistas estrangeiros da empresa. “Entre 2016 e 2022, a Petrobrás colocou à venda cerca de 418 ativos, dos quais 268 foram vendidos ou arrendados. Nos últimos anos (2019-2022), a companhia distribuiu em dividendos cerca de R$ 300 bilhões. Então, a gente vê que houve um desmonte da empresa, com ativos estratégicos para o desenvolvimento nacional que foram vendidos muitas vezes a preços duvidosos ou muito abaixo do valor de mercado. Para entendermos essa proposta de recuperação e reestruturação da Petrobrás, e as oportunidades que se abrem para empresa no futuro próximo, a gente tem que lembrar desse desmonte”, afirmou.

Santos destacou ainda que é necessário encarar os desafios do setor energético e pensar estrategicamente a longo prazo, para que a companhia seja um importante motor de desenvolvimento para país. “A gente precisa sair dessa lógica de pensar em geração e distribuição de valores no curto prazo e começar a pensar na empresa integrada a um plano de desenvolvimento nacional. A Petrobras não pode se resumir à exploração e produção de petróleo, ela precisa ir além.”, ressaltou.

O encontro foi uma preparatória ao 10° Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do PR e SC, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho. Confira abaixo a programação completa do congresso.

Caso não tenha conseguido acompanhar a live em tempo real, não se preocupe! A gravação ficará disponível nas nossas redes sociais.

Assista agora mesmo:

Confira a programação do 10° Congresso Regional Unificado

Dia 15 de junho, a partir das 18h30 – Abertura e posse da nova gestão do Sindipetro PR e SC (2023/2026).

Dia 16 de junho, a partir das 8h – Credenciamento, mesas e grupos de trabalho.

Dia 17 de junho, a partir das 9h – Continuidade dos grupos de trabalho, apresentação das moções, plenária final e eleição da delegação para o CONFUP.

Acompanhe através das redes sociais do Sindipetro PR e SC

-YouTube: https://www.youtube.com/@PetroleirosPRSC