Mosaico retratará a Usina do Xisto e a luta dos petroleiros

Começou nesta segunda-feira (18) e prossegue até a próxima sexta (22) a produção de um painel em mosaico que retratará a Usina do Xisto, sua importância para São Mateus do Sul e a mais longa greve dos petroleiros daquela unidade, que recentemente completou um ano (01/09 a 15/10).

 

A confecção ocorre na Praça Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Praça da Igreja, em São Mateus do Sul. O artista responsável é Javier Guerrero Meza, mosaicista equatoriano, neto de José Enrique Guerrero, conhecido como El Pintor de Quito.

 

O trabalho é aberto ao público e todos os interessados em conhecer a técnica, o artista e até mesmo contribuir com a produção do painel pode visitar a barraca instalada na Praça, que funcionará das 09h00 às 19h00.

 

Artista Guerrero 

Javier Guerrero é um parceiro de longa data do Sindipetro. Realizou um trabalho de formação de mosaicistas no Assentamento do MST na Lapa, durante a 1ª PlenaFUP, onde foi construído um belo painel que ilustra a união entre trabalhadores do campo e da cidade. Mais tarde os aprendizes desenvolveram um painel na frente da Regional do Sindipetro em São Mateus do Sul.

 

Entre o final do ano passado e o começo de 2017, Guerrero ministrou um curso de mosaico para petroleiros e seus familiares na Sede do Sindipetro, em Curitiba. Como conclusão do curso foram produzidos três grandes painéis que contam a história do petróleo no Brasil, em exposição na Sede.