Os petroleiros do Paraná e Santa Catarina oficializaram, em live inédita nas redes sociais da entidade, a chapa “Defender a Petrobrás é defender o Brasil” para o triênio 2020-2023
{youtube}ftWZVz-bziQ{/youtube}
Diversas lideranças do movimento sindical, social e político participaram da histórica cerimônia de posse nas redes sociais do Sindipetro PR e SC. Na noite de 9 de junho o novo presidente da entidade, Alexandro Guilherme Jorge, fez questão de ir a sede do sindicato em Curitiba para o evento. “Vivemos uma pandemia e não está nada fácil, a gente tem obrigação, como representantes dos trabalhadores e presando pela saúde deles, de fazer essa solenidade virtual”, ele acrescentou que apesar da solidão de ser o único dirigente presente, sentia a casa dos petroleiros cheia.
Enfatizou também que é em momentos difíceis que as entidades de classe e os políticos comprometidos se mostram imprescindíveis. “É importante estarmos aqui ao lado de representantes de sindicatos, centrais, movimentos sociais e partidos políticos, porque é assim que nossa democracia é construída”, disse Alex Guilherme.
E se alguém disse que posse virtual não emociona, está por fora. Apesar de não ser possível brindar fisicamente com os companheiros, a solidariedade e a gratidão estavam lá. Cada participante podia estar solitário, mas ninguém se sentia sozinho. Assim como cada trabalhador da base petroleira.
Além disso, a nova direção enaltece os mais de 3 mil participantes da cerimônia de posse nas redes sociais. Seja nas reações na fanpage da entidade ou enviando mensagens positivas aos novos dirigentes. Se todos estivessem presentes, a sede da entidade ficaria pequena.
Não se pode esquecer de toda família petroleira, que tem se mostrado gigante. Exemplo disso foi durante a greve nacional dos petroleiros, na ocupação em frente a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), em fevereiro deste ano, em que todos comeram juntos, acamparam juntos, tiveram momentos de descontração lado a lado e choraram abraçados nos momentos difíceis.
Esse é o espírito: união que dá força para o enfrentamento das próximas batalhas que virão.
Aos grandes guerreiros que estão e estarão nas trincheiras da luta de classe por um Brasil melhor, a nova diretoria do Sindipetro PR e SC agradece e se sente honrada pela confiança em fazer parte dessa entidade histórica e fundamental para a construção do país.
Agradecimentos especiais
A nova direção do Sindipetro PR e SC agradece imensamente toda base, com destaque especial para Mário Dal Zot que encerra sua segunda gestão como presidente, bem como os convidados que falaram em nome de diversas categorias:
:: Gerson Castellano (Sindiquímica Paraná e FUP)
:: José Damasceno de Oliveira (representante dos movimentos sociais e diretora nacional do MST)
:: Ana Júlia (presidente CUT/SC)
:: Marcio Kieller (presidente da CUT-PR)
:: Roni Barbosa (diretor e representante da CUT Nacional)
:: Arilson Chiorato (deputado estadual do Paraná – PT)
:: Gleisi Hoffmann (deputada federal e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores)
:: Zé Maria Rangel (coordenador licenciado da FUP)
Também às personalidades que enviaram vídeos para saudar a nova direção do Sindipetro PR e SC:
:: Roberto Requião, ex-governador e ex-senador do Paraná
:: Enio Verri, deputado federal
:: Requião Filho, deputado estadual
:: Professor Lemos, deputado estadual
:: Gilmar Lisboa, presidente licenciado do Sindimont-PR
:: Rodolfo de Ramos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville
:: Hermes Leão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato)
:: Sandro Silva, coordenador do Dieese/PR
:: Antônio Fermino, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba
:: Leandro Grassmann, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Senge
:: Tadeu Veneri, deputado estadual
:: Professora Josete, vereadora de Curitiba
:: Jane Becker, do Sindicato dos Serviços Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej)
:: Deyvid Bacelar, coordenador da FUP
Essa unidade da classe trabalhadora nos fortalece e nos faz acreditar em um futuro melhor para todas e todos. Seguimos incondicionalmente juntos e caminhando em coletivos.
Por Regis Luís Cardoso (*Arte e Edição de Vídeo: Davi Macedo).