Parabéns: Repar completa 44 anos com muito trabalho e dedicação dos petroleiros

Um dos principais motores econômicos do Paraná, a refinaria é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo.

Inaugurada no dia 27 de maio de 1977, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) completa 44 anos gerando mais de 1.800 empregos, garantindo abastecimento e entregando produtos essenciais à sociedade. A unidade tem capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia e produz gás de cozinha (GLP), diesel, gasolina, coque, asfalto, óleos combustíveis, QAV, propeno e óleos marítimos.

É fundamental destacar que foram os trabalhadores quem construíram e tocam essa unidade. Muita gente participou da construção e história da Repar, seja o trabalhador que não está mais conosco, os que já se aposentaram ou os petroleiros que estão na ativa.

Com muita luta e suor dos trabalhadores a Repar é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo. A refinaria é um importante motor econômico para região, 85% do que é fabricado na unidade é destinado para o abastecimento do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do sul de São Paulo.

Na mira de governos neoliberais que querem entregar o patrimônio nacional, a refinaria é assombrada pelo fantasma da privatização da Petrobrás. Porém, os petroleiros e o sindicato sabem a importância de “ser Repar” e sempre estão apostos para defendê-la. O Sindipetro PR e SC homenageia todas e todos os trabalhadores que ajudaram e ajudam na construção desse legado, continua na luta por uma refinaria cada vez mais forte e na defesa da Petrobrás estatal.