Petrobrás vai investigar denúncias sobre a venda da SIX

Presidente da companhia determinou a apuração interna do caso após reportagem que aponta irregularidades na privatização da unidade.

A reportagem do jornalista Leandro Demori sobre a venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), exibida no canal virtual de notícias ICL (Instituto Conhecimento Liberta) na manhã desta quarta-feira (05) e que traz sérias denúncias de irregularidades, será alvo de investigação a ser conduzida pelo Gabinete da Presidência da Petrobrás.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente da companhia, Jean Paul Prates, que enviou mensagem durante o programa ao apresentador Eduardo Moreira. Prates disse que determinou imediatamente a solicitação de toda a documentação interna sobre a Petrosix e que vai pedir ao jornalista as informações que apurou. Ainda segundo Jean Paul, a investigação será conduzida diretamente pelo Gabinete da Presidência da Petrobrás.

A reportagem apresenta documentos que trazem indícios de conduta ilegal de Jorge Hardt Filho, pai da juíza Gabriela Hardt, substituta do senador e ex-juiz Sérgio Moro nas ações da Operação Lava Jato, e dos outros ex-empregados da Petrobrás João Carlos Gobbo e João Carlos Winck. Eles teriam praticado pirataria industrial em negócios envolvendo a tecnologia Petrosix em favorecimento à empreiteira Engevix, cujos diretores foram investigados e presos pela Lava Jato, e à Irati Energy, subsidiária do grupo canadense Forbes & Manhattan, que comprou a SIX em novembro do ano passado por US$ 41,6 milhões, valor pouco superior ao lucro anual da unidade.

No programa do ICL, Demori questionou a razão do caso SIX não ter sido apurado pela Operação Lava Jato, que tanto se debruçou na investigação da Engevix e outras empreiteiras acusadas de envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O jornalista ainda sugeriu que as possíveis irregularidades na venda da SIX sejam averiguadas e, se confirmadas, o negócio deva ser cancelado.

Não é de hoje que o Sindipetro Paraná e Santa Catarina denuncia a cobiça da Forbes & Manhattan pela tecnologia Petrosix. Em novembro de 2012, o Sindicato publicou um boletim que trazia na capa a manchete “Vender ilusões, a sanha neoliberal: possível parceria entre a Petrobrás e um conglomerado canadense gera preocupação”. Na matéria, o Sindicato afirmava que “ex-funcionários da SIX, inclusive responsável por patentes tecnológicas quando eram empregados da Petrobrás, atuam como consultores da própria Forbes ou estão em empresas com estreitas relações com o conglomerado canadense”.

Além da investigação interna da Petrobrás, o Sindipetro espera que as apurações das denúncias sejam feitas em órgãos como Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal aconteçam com a celeridade que o caso exige.

A reportagem investigativa está disponível na newsletter do Leandro Demori. Para acessar,  clique aqui!. Você também pode conferir neste LINK o vídeo da participação do jornalista no programa ICL Notícias.