Petroleiros do Paraná e Santa Catarina se unem aos atos contra a privatização da Lubnor

As mobilizações ocorreram na manhã desta terça-feira (27), em frente às unidades SIX e Repar.

Em conformidade à deliberação da FUP e de seus sindicatos, petroleiros e petroleiras participaram na manhã desta terça-feira (27) de protestos em todo o Brasil contra a privatização da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), localizada em Fortaleza, no Ceará.

No Paraná, a mobilização ocorreu em frente às unidades Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, e Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Os atos também demonstraram apoio aos trabalhadores Lubnor, que estão em greve por tempo indeterminado.

Trabalhadores da SIX

Na última quarta-feira (21), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da refinaria de lubrificantes, o que desencadeou o movimento. Vale ressaltar que a unidade foi adquirida pelo grupo Grepar Participações Ltda, uma empresa de propriedade da família do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

A Lubnor tem mais de 500 funcionários e desempenha um papel significativo na produção de asfalto no país, representando cerca de 10% da sua totalidade. Além de fabricar lubrificantes naftênicos, que são utilizados em aplicações de alta qualidade, como isolamento térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos.

A negociata ocorreu em maio de 2022 e está sendo contestada tanto pela categoria quanto pela prefeitura de Fortaleza (CE). Isso porque o valor de sua venda foi fechado em apenas US$ 34 milhões, 55% abaixo da estimativa de mercado, além de estar situada em um terreno de 400 quilômetros quadrados, com 30% desse espaço pertencente ao município.

A tentativa de entrega da Lubnor segue os mesmos passos da venda fraudulenta da SIX, que está sob suspeita de irregularidades, espionagem industrial, roubo de patente, corrupção, cooptação de ex-funcionários e prevaricação. A unidade foi adquirida pelo grupo canadense Forbes & Manhattan por de R$ 210 milhões, valor referente a quase todo o seu lucro registrado em 2021, de R$ 200 milhões.

De acordo com o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o Sindicato seguirá firme na luta contra as privatizações e não medirá esforços para reverter os desmandos feitos contra a Petrobrás nos últimos anos. “Neste ato, além do apoio à greve dos trabalhadores da Lubnor, reiteramos ainda o compromisso de lutar pela reabertura da Fafen-PR e pela retomada da SIX”, afirmou.

Veja mais imagens:

Trabalhadores da Repar