Petroleiros do PR e SC aprovam ACT e estado de greve contra as privatizações

A sessão com o Grupo de Turno 2 da Repar, realizada na tarde desta segunda-feira (30), encerrou a série de 22 assembleias para deliberar sobre a aprovação da quinta contraproposta da direção da Petrobrás e subsidiárias para o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2017, manutenção do estado de assembleias em caráter permanente e aprovação do estado de greve contra as privatizações no Sistema Petrobrás.

O resultado final aprovou todos os indicativos da FUP e Sindipetro Paraná e Santa Catarina. A proposta de Termo Aditivo ao ACT recebeu 399 votos favoráveis (97,3%), apenas seis contrários (1,5%) e cinco abstenções (1,2%). Já a manutenção das assembleias permanentes foi aprovada por 395 votos (96,3%) e recebeu seis contrários (1,4%) e dez abstenções (2,3%). O último ponto da pauta, aprovação do estado de greve contra as privatizações no Sistema Petrobrás, registrou 383 votos favoráveis (93,4%), nove rejeições (2,2%) e dezoito abstenções (4,4%). Ao todo, as assembleias contabilizaram 410 participantes.

O Sindicato vai notificar a empresa do resultado das assembleias. Os reajustes econômicos e diferenças acumuladas, retroativos a setembro de 2016, deverão ser pagos no dia 10 de fevereiro.

Retaliações na Repar

Durante as assembleias na Repar, surgiram denúncias de retaliações. O Sindicato condicionou a assinatura do Termo Aditivo ao ACT ao compromisso de cessar essas práticas antissindicais. O RH da Refinaria respondeu que foram equívocos e que os problemas já estariam solucionados.

O Sindicato estará atento ao cumprimento deste compromisso. Caso contrário, as mobilizações serão retomadas.