Petroleiros entregam gás a preço justo em Araucária

Neste sábado (06) serão distribuídos 250 botijões pela metade do preço. Valor da unidade de 13kg fica por R$ 40,00, bem mais em conta que a média da região, que varia de 78 a 85 reais

Ação ‘Gás a Preço Justo’ faz parte da mobilização nacional da classe trabalhadora para denunciar o valor abusivo do gás de cozinha e dos combustíveis. A entrega começa 11h30 na Praça da Bíblia, em frente à Câmara de Vereadores, em Araucária. Para o Sindipetro PR e SC, é possível vender o gás de cozinha a custo de produção nacional, mantendo o lucro das distribuidoras, revendedoras, da Petrobrás e arrecadando impostos dos estados e municípios.

Os sucessivos aumentos dos preços dos derivados de petróleo praticados pela Petrobrás tem afetado o povo brasileiro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entre julho de 2017 e janeiro de 2021, a Petrobrás aumentou em 130,79% o preço do GLP (gás de cozinha) e 59,67% o preço da gasolina nas refinarias. O diesel sofreu reajustes de 42,64% e o preço do barril do petróleo acumulou alta de 15,40% no período.

Mesmo com os números desastrosos, agenda do governo federal não dá sinais de mudança. Prova disso foi o pronunciamento do executivo, nesta manhã (05), em Brasília, quando Bolsonaro e Castello Branco, presidente da Petrobrás, publicamente se preocuparam em acalmar o mercado financeiro ao defender a política de Preço de Paridade Internacional (PPI), que segue cotação do dólar e do preço barril do petróleo lá fora e é a principal responsável pelos aumentos no gás de cozinha, diesel e gasolina.

‘Gás a preço justo’ é uma ação nacional dos petroleiros. São diversos protestos que começaram no início da semana pela redução dos preços dos derivados de petróleo e em apoio à paralisação dos caminhoneiros. Além do gás, a categoria está distribuindo cestas básicas, dando descontos para compra de gasolina e diesel, assim como as campanhas de conscientização sobre os impactos sociais da privatização do Sistema Petrobrás (mais informações AQUI).

Campanha Nacional dos Petroleiros – Gás a Preço Justo

Data: 06 de fevereiro

Hora: 11h30

Local: Praça da Bíblia, em frente à Câmara dos Vereadores de Araucária (R. Irmã Elizabeth Werka, 55 – Estação, Araucária – PR, 83704-580).

Durante ação serão tomados todos os cuidados em relação a pandemia. O uso de máscara é obrigatório, será disponibilizado álcool em gel e orientação no local para evitar aglomerações.

Por Regis Luís Cardoso (Foto: Ednubia Ghisi).