Meio Ambiente

Petroleiros estão convidados para a Jornada da Natureza em Antonina

Nesta sexta-feira, 6 de junho, acontece a etapa de Antonina da 3ª Jornada da Natureza, atividade promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reúne ações formativas e práticas em torno dos temas da emergência climática e da conservação da natureza.

A categoria petroleira, através do Sindipetro PR e SC, recebeu convite especial para participar desta etapa, a ser realizada na Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger e contará com conferência formativa, sobrevoo para lançamento de 1 tonelada de sementes de Palmeira Juçara, almoço caiçara, entre outros (confira a localização e a programação completa abaixo).

O Sindicato estende o convite a todos os petroleiros e petroleiras que tenham disponibilidade de acompanhar e estão interessados nessa importante ação de defesa do meio ambiente.

A 3ª Jornada da Natureza traz o lema “semeando vida para enfrentar a crise ambiental” e ocorre de 2 a 7 de junho, passando por diversos territórios das Comunidades da Reforma Agrária e Indígenas do Paraná. Ao longo desses dias, serão semeadas 11 toneladas da Palmeira por meio de sobrevoos com helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e plantio de espécies ameaçadas de extinção para a recuperação de áreas degradadas, além de seminários, oficinas, conferências, atividades ambientais, inauguração de viveiros e hortos, entre outros.

O encerramento será no sábado (07), com atividades das 09h às 13h, no Assentamento Contestado, no município da Lapa. Antes de Antonina, aconteceram as etapas de Quedas do Iguaçu, na Comunidade Dom Tomás Balduíno (02 e 04/06); Nova Laranjeiras, no território indígena Rio das Cobras (03/06); e em Rio Bonito do Iguaçu, na comunidade Herdeiros da Terra de 1º de Maio (05/06).

:: Serviço

Etapa de Antonina da 3ª Jornada da Natureza

Local: Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger

https://maps.app.goo.gl/jMCD1ns6LxfdAedS7

Horário: 10h às 16h

:: Programação

10h: Conferência Formativa da Mata Atlântica

11h: Início do sobrevoo para lançamento de 1 tonelada de sementes

13h: Almoço Caiçara (levar prato e talheres)

14h às 16h: Oficinas de música e conhecimentos do território litorâneo

14h às 16h: Plantio no bosque comunitário e atrações culturais