Petroleiros participaram de mutirão para colher alimento em São José dos Pinhais

A iniciativa contou com cerca de 40 voluntários de vários movimentos. Ela faz parte da ação Marmitas da Terra, que prepara e distribuiu gratuitamente 700 ‘quentinhas’ toda quarta-feira, em Curitiba e Região Metropolitana

Sábado (19) reunião representantes do Sindipetro PR e SC, militantes do MST, Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), religiosos e leigos da congregação Comboniana, entre outros coletivos, associações de moradores e entidades sociais na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais. Uma colheita que leva o alimento para quem não tem e evita que o mesmo estrague.

{youtube}yAeBnpRWSS0{/youtube}

Esse mutirão para colher batata salsa vai além de uma ação solidária, mostra como o chamado “padrão de mercado” escancara a injustiça social no Brasil. Para se ter uma ideia, todo esse alimento seria dispensado na própria lavoura por “não atender especificidades mercadológicas”.

*Foto: Ednubia Ghisi

Essas áreas agrícolas “fora do padrão” foram doadas por agricultores familiares da região. Dessa forma, mais de 40 voluntários dedicaram o sábado à colheita de mais de 5 toneladas do alimentos. As ações na região começaram na metade deste ano, durante a pandemia, e envolve mais de 30 entidades e movimentos.

Por Regis Luís Cardoso (com informações  Mídia MST).