Presidente da Câmara de São Mateus do Sul sai em defesa da SIX

Omar Picheth se pronunciou no aniversário da SIX e cobrou audiência pública para debater a situação da unidade.

Na noite da última terça-feira (01), data que marcou o aniversário dos 67 anos da Superintendência de Industrialização do Xisto (SIX/Petrobrás), o presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, Omar Picheth, fez um pronunciamento na Casa no qual cobrou compromisso da sociedade e autoridades diante da situação da SIX.

A Unidade, sediada no município da região sul do Paraná, foi colocada à venda, junto com outras sete refinarias da Petrobrás. A SIX é vital para São Mateus do Sul e região, pois é a maior contribuinte do município, respondendo por cerca de 45% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e aproximadamente 45% do Imposto Sobre Serviços (ISS). Gera mil empregos diretos, entre trabalhadores próprios e terceirizados, e outros dois mil indiretos. Seu lucro anual aproximado é de R$ 130 milhões.

“Vamos colocar que a SIX seja vendida e a sociedade são-mateuense não dê valor e não vá junto com os funcionários da Petrobrás nessa briga. Quero saber se a nova empresa que se preste a vir comprar vai nos deixar nos colocarmos o lixo lá dentro. Quero saber sobre o passivo ambiental. O que nós vamos fazer com as terras agricultáveis que foi retirado do passado e que hoje não têm mais condições?”, questionou Picheth, que além de vereador é também funcionário da Petrobrás lotado na SIX.

O vereador também indagou se uma outra empresa honraria com os compromissos que a Petrobrás cumpre com o município de São Mateus do Sul. “A Petrobrás está operando e está pagando salário em dia. Está pagando ICMS e ISS para o município. E se for vendida, cadê?”.

Picheth ainda cobrou a realização de uma audiência pública para debater com a sociedade sobre a situação da SIX.  “Ainda tem o passivo ambiental da barragem. Quem vai ficar? Quem vai responder? Isso a Petrobrás S/A tem que trazer para o município. Isso tem que ser discutido em audiência pública. Tem que ser responsabilidade de todos. Nós não podemos ficar 67 anos no município com toda essa parceria benéfica para a cidade e para a Petrobrás e de repente a estatal simplesmente ir embora. Colocam a SIX para vender, como se alguém pode colocar para vender um filho. A população são-mateuense perto da Petrobrás, por toda ajuda, é como se fosse um filho, é uma família que foi criada. E hoje os belos diretores que ganham alguns milhares e milhares de reais resolvem que vão fechar a unidade. Com qual a desculpa? Que não dá lucro? Mentira”, protestou.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina apoia a iniciativa do presidente da Câmara de São de Mateus do Sul de propor a convocação de audiência pública sobre a SIX.

Confira alguns trechos do pronunciamento do vereador: