Primeiros transferidos da SIX chegam à Repar

Trabalhadores apontam boa recepção, mas reclamam de falhas na gestão de pessoas

Foto: Davi Macedo

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

A primeira turma de petroleiros transferidos da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, iniciou suas atividades na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), na cidade de Araucária, nesta segunda-feira (11).

A mudança de local de trabalho ocorre após a conclusão da transição das operações da SIX para a Paraná Xisto, subsidiária do grupo canadense Forbes & Manhattan, que comprou a unidade em novembro de 2022.

Os primeiros transferidos, ao todo são doze, consideraram que a recepção na Repar foi positiva. “Os padrões foram atendidos e tivemos um sentimento de acolhimento”, relatou o petroleiro Gilson Vieiro.

Rafael Palenske, diretor do Sindipetro PR e SC e outro petroleiro realocado, concorda com a boa receptividade na Repar. Porém, acha que “ninguém gostaria da transferência nessas condições de privatização da SIX”. Para ele, também ocorreram falhas na gestão de pessoas da Repar. “Um ponto negativo foi a falta de informações sobre o sistema de transporte da Repar. Ficamos sem saber como ir e voltar da Repar. Acredito que houve erro do RH. Espero que a gestão melhore isso com as próximas turmas que vierem da SIX”, reclamou.

O Sindipetro PR e SC acompanha atentamente o processo de transferências da SIX para a Repar e pede que todo problema seja relatado à instituição para que seja devidamente tratado com a gestão da refinaria.

Próximas transferências

O processo de realocação dos trabalhadores da SIX na Repar está previsto para ocorrer entre setembro de 2023 e janeiro de 2024. Os trabalhadores que permanecem provisoriamente em São Mateus do Sul estão em regime híbrido, entre o teletrabalho e o curso de treinamento técnico na unidade do SESI.

As turmas continuarão chegando à Repar nos próximos meses e o procedimento deve ser encerrado em janeiro de 2024. “Esperamos que as transferências aconteçam da forma mais pacífica possível e que as vontades dos trabalhadores sejam atendidas. Frisamos várias vezes com a gestão da SIX que quem antecipou todo o processo foi a empresa e há que se respeitar os cronogramas que cada petroleiro tinha feito, levando em consideração o calendário escolar dos filhos, as férias e viagens com a família. Neste cenário, a maior parte dos trabalhadores da SIX optou pela transferência para janeiro de 2024, mas em uma escala paralela, vindo trabalhar alguns dias na Repar e usufruindo das folgas em São Mateus do Sul”, disse João Felchak, diretor do Sindipetro PR e SC, da FUP e responsável pela pauta local da SIX.

União

Apesar de todos os esforços contra as privatizações, a SIX acabou sendo vendida. O que se espera é que esse momento sirva para fortalecer a base da Repar, cuja falta de efetivo próprio de trabalhadores é um problema grave. A união deve ser a palavra de ordem dos novos grupos que se formam, visando fortalecer a categoria já para a próxima luta, que é a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás.

Contatos do Sindipetro

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina está à disposição da categoria para receber e buscar a solução de qualquer problema que envolva as transferências da SIX para a Repar. Confira os canais de atendimento abaixo:

Telefone: (41) 3332-4554

Whatsapp: (41) 98805-2367

E-mail: faleconosco@sindipetroprsc.org.br ou denuncia@sindipetroprsc.org.br

Atendimento na Sede de Curitiba:

Rua Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Se preferir, trate o assunto diretamente com os dirigentes sindicais de base nos locais de trabalho.

petrobras