Sindicalistas e parlamentares se reúnem com representantes da FAEP para pautar a reabertura da Fafen-PR

O encontro destacou a importância de retomar a produção de fertilizantes e ressaltou o potencial da SIX para o setor agrícola.

Representantes do Sindipetro PR e SC e do Sindiquímica-PR se reuniram nesta segunda-feira (03) com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba. O encontro teve como pauta central a importância da reabertura da Fafen-PR, localizada em Araucária, para o setor agrícola do estado.

Participaram da reunião o presidente Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge; o coordenador do Sindiquímica-PR, Santiago Santos; o membro do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert), Ademir Jacinto; e os deputados estaduais, Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT), que intermediaram a conversa.

No encontro, Chiorato reafirmou o seu compromisso de lutar pela reabertura da Fafen e destacou a necessidade de retomar a produção de fertilizantes nitrogenados para abastecer tanto o agronegócio quanto a agricultura de menor escala. “Foi uma conversa muito receptiva, a entidade está ao nosso lado nesse processo e vamos trabalhar junto para que ocorra a retomada das atividades da planta de Araucária o quanto antes”, afirmou.

Além do tema principal, a importância da Usina do Xisto (SIX) para o Paraná também esteve presente na conversa com os representantes da agricultura estadual, dada a sua relevância para o setor.

De acordo com o presidente do Sindipetro PR e SC, outras iniciativas da estatal que atingem positivamente a agricultura do estado também foram pautadas. “A produção do Diesel R-5, feito a partir do coprocessamento de óleos vegetais, e a transição energética são alguns exemplos. A Petrobrás está discutindo a transição energética, com um olhar voltado para os combustíveis verdes, e isso está diretamente relacionado ao agronegócio. Portanto, essa é uma linha de discussão que devemos manter, dada a importância atribuída pelo atual governo ao tema, seguindo a linha das grandes potências mundiais”, concluiu.

Fafen-PR

Fechada em 2020, após 38 anos em atividade, a fábrica já foi responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas.

Com informações da assessoria de imprensa do dep. estadual Arilson Chiorato