Sindicato marca as assembleias da semana sobre a greve na Usina do Xisto

Nesta terça-feira (20), quando a greve na Usina do Xisto completa 20 dias, os petroleiros da unidade voltam a se reunir em assembleias. A primeira será às 10h00, na Sede Regional Sindical de São Mateus do Sul, e terá como pautas a avaliação do movimento, próximas ações e informes da Campanha Salarial 2016.

A segunda assembleia acontece às 17h00, no mesmo local, mas terá como ponto de pauta adicional a situação da Usina do Xisto.

Uma terceira assembleia está marcada para quinta-feira (22), às 10h00, também na Sede Regional Sindical. Em pauta, além da avaliação do movimento, estão os informes sobre a judicialização da greve e demais movimentações jurídicas. A reunião contará com a presença do Dr. Sidnei Machado, assessor jurídico do Sindicato.

Confira o Edital de Convocação de Assembleias no link dos anexos abaixo.

O impasse

A greve dos trabalhadores da Usina do Xisto foi iniciada no dia 1º de setembro devido a Petrobrás ter decidido de forma unilateral reduzir a tabela de turno ininterrupto de trabalho de oito para seis horas. Tal medida implica no aumento dos dias trabalhados no mês e, consequentemente, diminui o número de folgas. A mesma carga horária mensal representa 18 dias de trabalho e 12 de folga no turno de oito horas; já na tabela de seis horas seriam 24 dias de trabalho para apenas 6 de folga. Além disso, os petroleiros teriam uma redução salarial aproximada de 20% em decorrência da perda do adicional de HRA (Hora Repouso e Alimentação).

A empresa alega que tal medida é decorrente da decisão judicial que obriga a Petrobras a respeitar o intervalo mínimo de 11 horas entre as jornadas. No entanto, a sentença em nenhum momento discorre sobre redução de jornada e mesmo a tabela de seis horas imposta pela companhia não contempla o interstício.

Edital de Convocação de Assembleias – Greve na Usina do Xisto