Sindicato se reúne com a Petrobrás para tratar das transferências da SIX

Na próxima semana, Bate-Papo Sindical irá atualizar e esclarecer dúvidas da categoria acerca do tema. Confira o calendário.

O Sindipetro PR e SC se reuniu nesta sexta-feira (04) com representantes do setor de Recursos Humanos da Petrobrás e do Centro de Pesquisa da Petrobrás (CENPES) para discutir as transferências dos trabalhadores da empresa que atuam na Usina do Xisto (SIX).

O encontro virtual contou com a participação dos representantes do RH da Petrobrás, Kelly Bedin, Alan Amaral e Alan Rodrigo, bem como dos gerentes do CENPES, Renato Zuchi e Reynaldo Sacramento. Além disso, participaram os diretores sindicais Alexandro Guilherme Jorge e João Felchak.

Na ocasião, a empresa apresentou o novo quadro de vagas disponíveis para permanência em São Mateus do Sul:

– 26 Técnico de Operação (em turno);

– 02 Técnico de Segurança;

– 02 Técnico Químico;

– 03 Técnico de Manutenção (elétrica/manutenção/instrumentação);

– 01 Engenheiro de Processamento.

Agregado ao processo, está em andamento uma seletiva para 33 trabalhadores atuarem no Refino Compartilhado RF/PR em forma ADM/Teletrabalho para nível médio, com polo CENPES/SMS.

Na reunião, Felchak cobrou da gestão uma análise minuciosa para atender todas as demandas dos petroleiros da SIX. “Ainda vemos a possibilidade de permanecer mais trabalhadores nas plantas de pesquisa. O caso específico do Técnico em Segurança, no turno, é uma necessidade para ajudar a manter a segurança das pessoas e das plantas de processo que serão operadas por nossas equipes”, afirmou.

A Petrobrás se comprometeu em seguir analisando a possibilidade de aumentar o número de vagas, principalmente para os técnicos de segurança.

Ainda durante o encontro, os gestores confirmaram que o contrato de transição foi oficialmente assinado com encerramento no dia 31 de agosto, o que resultará no encerramento das atividades operacionais da Petrobrás nas plantas de produção da Paraná Xisto.

Cabe ressaltar que, no início das negociações com a empresa, apenas cinco vagas foram disponibilizadas para os trabalhadores permanecerem em São Mateus do Sul; os demais seriam transferidos para as diversas unidades do refino espalhadas pelo Brasil.

No entanto, graças à atuação ativa do Sindicato, as vagas foram ampliadas para 67 e restritas, num primeiro momento, para a Região Sul (Repar e Refap). Posteriormente, após diversas tratativas, ficou decidido que as vagas seriam restritas apenas à Repar. Isso significa que os trabalhadores que não conseguirem vagas na unidade de São Mateus do Sul serão alocados na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas).

Os trabalhadores que participarem deste processo de transição devem negociar junto ao RH, setor responsável pelas tratativas individuais, uma data mais adequada para sua saída da unidade de São Mateus do Sul. O Sindicato acompanhará todo o procedimento, garantindo que os interesses dos trabalhadores sejam respeitados e que a transição seja realizada de forma justa e transparente.

Bate-Papo Sindical:

Para atualizar a categoria sobre todo esse processo, o Sindipetro irá realizar novos Bate-Papos Sindicais. Os encontros serão em frente à SIX, confira o calendário:

GRUPO

HORA

G3

23h30

G5

7h30

G4

15h30

ADM

G2

23h30

G1

07h30

O bate-papo será uma oportunidade para esclarecer dúvidas acerca das transferências e demais temas de interesse dos trabalhadores lotados na SIX.

O Sindicato ressalta que segue lutando para que os trabalhadores permaneçam em São Mateus do Sul, nas mesmas condições que têm atualmente.

Apenas por meio da mobilização e luta de todos os trabalhadores será possível alcançar vitórias. Convidamos você a se juntar a nós na defesa dos seus direitos. Participe!

Por Juce Lopes