Sindicatos se reúnem com deputado Arilson Chiorato (PT-PR) para discutir a retomada da SIX

Encontro também tratou da reabertura da Fafen e da importância das unidades para o estado.

Nesta terça-feira (20), representantes do Sindipetro PR e SC e do Sindiquímica-PR se reuniram com o deputado estadual Arilson Chiorato (PT/PR), em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar as pautas urgentes da categoria, com destaque para a retomada da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, e a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), em Araucária.

Participaram da reunião os diretores do Sindipetro PR e SC Elisangela Costa, Luiz Kurpiel e Luciano Zanetti; o coordenador do Sindiquímica, Santiago Santos; e o assessor parlamentar, Roberson Prestes.

Comprometido em apoiar os trabalhadores, o deputado garantiu que irá levar essas demandas para a Frente Parlamentar de Defesa das Empresas Públicas e da Agricultura para buscar o apoio necessário para a concretização das reivindicações dos petroleiros e petroquímicos.

Além disso, o deputado manifestou sua disposição em intermediar uma reunião da categoria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP). O intuito é construir um apoio conjunto e ressaltar a importância das unidades para o setor do agronegócio.

Para o diretor Zanetti, o trabalho com representantes da assembleia contribui na ampliação da defesa das pautas da categoria com outras instituições, o que favorece toda a sociedade. “A parceria com o legislativo ajuda a trazer mais parceiros em defesa da reabertura da Fafen-PR e da retomada da SIX, que impactará na redução drástica dos preços dos insumos e por consequência levará à queda dos preços dos alimentos para toda a população”.

Chiorato também fará uma visita à Fafen-PR na próxima semana para conhecer de perto a realidade da unidade e fortalecer os argumentos em favor do retorno das atividades.

Por Juce Lopes